Gabriel Gonçalves
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou na manhã desta quarta-feira (14), uma força-tarefa em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no combate a poluição visual no centro da cidade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe de fiscalização da Semmam, Camilo Cerqueira, explicou que a ação foi desencadeada em virtude do grande número de poluição visual que está acontecendo no município, sobretudo nos postes localizados no centro da cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Essa operação foi desencadeada por conta das várias poluições sonoras e visuais que estão acontecendo aqui no centro da cidade, a gente sabe que o prefeito está revitalizando o centro, colocando um cara nova e não seria diferente, da gente atribuir as nossas funções dentro desta situação. O secretário Zé Carneiro solicitou que nós tivéssemos esse olhar mais específico para esta situação e hoje estamos nesta operação focando nos postes, nos totens, estruturas de ferro que dificultam a acessibilidade das pessoas e para identificar se estes materiais possuem algum tipo de licenciamento e autorização para expor no centro da cidade. Aqueles que não possuírem esta autorização, o material será apreendido", destacou.
Segundo Camilo Cerqueira, grande parte da publicidade colocada nos postes do centro da cidade é relacionada à empréstimos, cartomante e até mesmo, de uma nova empresa de transporte por aplicativo.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"A gente observa aqui que são muitos os segmentos colocados nestas publicidades, mas destacamos principalmente a divulgação de empréstimos, cartomante e houve também um gatilho muito forte relacionado a uma empresa que faz transporte tanto de mercadoria, quanto de pessoas, uma empresa multinacional Russa que colocou aqui em diversos postes da cidade a sua divulgação, chegando de forma desordenada, poluindo a cidade de forma visual e nada mais justo do que essa empresa ser notificada. Com relação ao valor da multa, isso varia muito, pois vai de encontro com o tamanho da gravidade, a quantidade de poluição que determinada empresa está fazendo. Então ela é notificada, sendo reincidente, nós iremos atuar conforme a lei", explicou.
Para realizar esta força-tarefa na manhã desta quarta-feira, o chefe de fiscalização informou que foi necessária a utilização de quatro veículos para que fosse feita toda remoção do material no centro da cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Essa operação que está sendo desencadeada pela Semmam, conta com o apoio da Sedur e da Sesp, cada uma dentro da sua área de atuação. A Sedur principalmente verificando se há autorização para que os totens possam ficar na frente do estabelecimento e temos toda a equipe da Sesp para nos dar esse auxílio com a higienização das vias públicas. Estamos com quatro caminhonetes para fazer a limpeza e se for preciso, nós iremos providenciar um caminhão para cumprir com nossa obrigação de servidor, pois a missão que foi dada, deve ser cumprida", concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade