A 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), também conhecida como a Feira de Livro, foi lançada na noite de sexta-feira (25), no Sesc Centro.
Com o tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”, o festival literário acontecerá de 26 de setembro a 01 de outubro, na Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz). A entrada é gratuita.
O festival homenageará o artista plástico feirenses Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa.
O gerente do Sesc Feira Centro, Fabrício Freitas, disse ao Acorda Cidade que o Sesc está disponibilizando a estrutura como anexo da praça onde ocorre o festival, e que além de participar da organização do evento, sedia parte da programação. Segundo ele, a expectativa é excelente e o lançamento foi um sucesso.
“A Flifs é como vinho, cada ano ela vai melhorando, vai se aprimorando. Mantemos o que deu certo e vamos melhorando o que é possível melhorar. Além do que os feirenses já conhecem das atrações na praça, das contações de história, dos nossos shows, da literatura de cordel, nós trazemos as novidades que a cidade, o estado e o país nos oferecem, em termos de mesas redondas, bate-papos, espetáculos musicais diversos”, declarou.
Presente no evento de lançamento, o homenageado Juraci Dórea contou um pouco sobre seu trabalho e o que será exposto na Feira do Livro.
“Serão usadas peças gráficas com os temas do meu trabalho, predominantemente as pinturas, e algumas esculturas. Minha primeira exposição foi em 1962 na Biblioteca Municipal Arnold Silva, de lá para cá eu não parei mais. O que chama mais a atenção é aquele monumento amarelo que fica próximo à prefeitura, já virou uma espécie de símbolo da cidade, tenho painéis em clínicas, pinturas, painéis no Mercado de Arte Popular feitos em azulejos, que foram produzidos na década de 80. Ele é artista plástico”, contou o artista plástico ao Acorda Cidade. Juraci também é poeta, fotógrafo e documentarista.
O evento é realizado pela Uefs e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc)
Segundo a Uefs, a comissão organizadora da Feira do Livro é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana. O evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram