Feira de Santana

Viatura da SMTT estacionada em calçada. Pode?

O flagrante foi enviado nesta quinta-feira (23)

Foto: Internauta do Acorda Cidade
Foto: Internauta do Acorda Cidade

Um internauta do Acorda Cidade enviou na tarde desta quinta-feira (23), um flagrante de uma viatura do sistema MOB, que tem o objetivo de fiscalizar a mobilidade urbana na cidade, estacionada na calçada da Avenida Senhor dos Passos em Feira de Santana. E pode?

O inciso VII do art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro autoriza que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozem de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Se o caso da foto enviada pelo internauta for essa, pode. Trata-se de veículos que prestam serviços de interesse público, porém não pode impedir a passagem do pedestre.

A viatura faz parte dos veículos novos que foram entregues pela prefeitura no dia 1º de setembro a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O secretário da pasta, Sérgio Carneiro destacou que uma das preocupações do prefeito Colbert Martins é melhorar a mobilidade urbana da cidade e que as viaturas buscam assegurar os espaços dos veículos legalizados.

Inscrever-se
Notificar de
guest
25 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eder

As viaturas só que fica em cima dos motoristas de aplicativo quando para pra pega passageiro na senhor do passado aí ele saber da multa no carro vai trabalha por vai ficalisa as van que bagurca na rua

Roque Maicon pereira portela

Há poucos dias atrás entrei na Marechal Deodoro no centro da cidade de Feira de Santana sendo que encontrei uma viatura da SMT bem na esquina logo abaixo da câmera onde é proibido estacionar com pouco espaço que dei na Marechal Entrei em uma lanchonete onde eles estavam sentado gargalhando e lanchando e tirando fazendo chacota da cara dos motoristas e eu logo ao lado eu vi tudo toda a conversa

Roque Maicon pereira portela

Até então se eu não vejo nenhuma situação de emergência aonde possa ser provado que essa viatura em cima do passeio está está em função de emergência sendo que encontra-se em cima de um passeio atrapalhando o direito de vir do pedestre sendo que todos os populares estão vendo e tendo que descer para o meio da rua para poder se locomover por causa dessa viatura mas como sempre o órgão em si sempre tem uma justificativa né

Antonio Miranda da Silva

Está indústria de multas pode tudo a pouco meses atrás tinha uma ruma de entulhos em cima do passeio na Maria Quitéria que os pedestre disputavam com os veículos como era uma casa de classe média alta podia é assim que a banda toca

Jão alves

Claro que pode, eles são a lei, estão acima né isso?

José Reis

Falta comando. Ficam sentados em seus gabinetes e deixam os prepostos à vontade. Será que estão satisfeitos com as multas dos “radares”, ou quando passam “sem querer” no centro e flagram veículos em fila dupla só pra multar desembarque de passageiro??? Para multar infratores, basta fazerem rondas em toda a cidade pois infratores usam e abusam do hábito de “infringir” a Lei.

jose silva

Já vi os de moto, passando pelo canteiro da Getulio

Marcio

Segundo código: isso vale para vínculo que esteja em coso de urgência, emergencia prestando serviços dos tais nessecitam no momento ali, e não ficar parado todo tempo em cima da calçada sem nenhuma ocorrência devida então isso não pode.

Paulo

Carro parado na calçada, fica dois funcionários dentro do carro funcionando com ar condicionado ligado e as vans, aqulela que passou pelo passeio e quase acontece uma tragédia, para na frente da viatura e paga passageiros. Acorda, vão fazer blitzes e pedir documentos do veículo e do condutor.

SEMPRE O MELHOR PRA FSA

Pode sim, e esta ação não é ilegal.
O que nos surpreende, na verdade, é o mais completo caos no centro da cidade. Quem duvidar, poderá confirmar somente dando uma passa pela rua Marechal Deodoro, de preferência à pé, pois de carro, você irá enfrentar um dos trânsitos mais inexplicáveis do mundo.
Sem contar, que a qualidade do serviço recém-executado por lá, não é de qualidade duvidosa., é péssima mesmo.
Que pena que dá, ver o dinheiro dos nossos impostos escorrendo pelas sarjetas tortuosas e cheias de buracos da rua Marechal Deodoro, por conta única e exclusiva de ter sido muito mal gasto na má qualidade de tudo aquilo…

Cordeiro

Boa matéria, querem ver um trânsito maluco vem pra guanambi aqui os bares usam as calçadas de quinta feira a domingo das 17 horas até meia noite mais é som nas
alturas. Também colocam veículos nas calçadas, vale apenas uma reportagem.

Tarja preta

Normal, lá na Fraga Maia em frente ao viaduto sentido Maria Quitéria tem uma placa proibido estacionar ou parar mais fica cheio de carro principalmente das pessoas que frequenta o futevôlei e a academia no horário das 18:00h as 21:00h e não passa um fiscal da smtt para fiscalizar. Provavelmente eles estão muitos cansados de trabalhar o dia todo aí não dar tempo de noite

GERSON SILVA DE ALMEIDA SOUZA

Como bem informado na reportagem, os veículos apontados gozam de tais liberdades quando EM SERVIÇO DE URGÊNCIA.
A pergunta: qual era essa urgência? E que urgência é essa que nunca se encerra, já que passei na manhã de hoje, e o veículo estava lá novamente, no mesmo local, na mesma posição?

Roberval

Uma dúvida, qual a função desse pessoal que fica dentro do carro no ar condicionado e no celular o tempo todo?
E daqueles outros de uma tal SMTT?

Richardson

A famosa Fábrica de Multas

Antonio José

Eu também já presenciei várias vezes essa viatura da smtt estacionada sobre a calçada descumprindo a regra do código de trânsito brasileiro. Ou seja a prefeitura municipal de Feira de Santana retirou os comerciantes que ocupavam as calçadas com intuito de facilitar a mobilidade urbana. E agora se contrasta diante desta situação estacionando veículos oficiais sobre as calçadas pois que deveria mostrar bons exemplos se que se preocupa com isso. Será que vai ficar no dito pelo não dito.

Saulo

Vai ler a reportagem. Tá dizendo que eles podem, Só sabe vê as figuras, lê a reportagem

Rubens

Está claro aí que único objetivo é fazer propaganda da viatura. Qual o problema de estacionar correto?

anônimo

esse carro fica ao o dia todo com os (fiscais) entocados dentro do carro no ar-condicionado.

Alguém

Normal. É assim desde sempre.
Agente de trânsito, em Feira de Santana, só presta pra ficar no ar-condicionado das viaturas ou batendo papo em esquinas.

Poderiam fazer um bom trabalho (e problemas não faltam pra resolver), mas preferem ser uns encostados e inúteis.

Crispiniano de Santana Silva

Presenciei esta sena também ao passar na avenida Senhor dos Passos achei estranho pois calçada não estacionamento interessante quem deve auxiliar os motoristas para não estacionar em lugares proibido foi quem cometeu o ato aí fica difícil dizer ao cidadão que é errado estacionar em cima da calçada aqui pra nós tem dar exemplo primeiro fica a dica

Beto

Acho que você não leu a matéria. O artigo 29 do CTB diz que esses veículos podem. O que não pode é o meu ou o seu… mas ambulância, polícia e trânsito podem. O problema do povo é a preguiça de se informar.

Milton

Você parece que não percebeu quer o texto da lei diz em situação de urgência e com a sirene e o sinal intermitente ligado. Me parece que não é o caso.

Luiz Cruz

A situação aí não é de emergência nem justifica policiamento ostensivo, portanto ela não deveria estacionar na calçada, e principalmente obstruindo quase na totalidade a livre circulação dos pedestres. O CBT é bem claro, mas muitos o interpretam como bem querem.

Edmundo

Cena é com “c” e não com “s”. No mais, vá ler o CTB.