O estudante de história da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Caio Luz, fez um apelo por doações para ajudar no tratamento da mãe dele, que sofre com as sequelas causadas por dois acidentes vasculares ocorridos em menos de um mês, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Ele se dedica a uma rotina de cuidados que compartilha em uma rede social.
Zenaide Luz, de 51 anos, é carinhosamente chamada pelos seguidores do filho de Zena Imbatível. Em um desabafo nas redes, o jovem afirmou que a mãe já evoluiu bastante desde o início do tratamento, agradeceu a ajuda recebida até o momento, mas reforçou que eles ainda necessitam de doações.
“Essa luta ainda não acabou. Graças a muita fisioterapia, hoje minha mãe não é uma mulher acamada, mas ela é uma mulher cheia de limitações, hoje ela ainda é dependente de fraldas”, comentou.
Caio observa que a mãe vem evoluindo significativamente, e entende que a fisioterapia é uma parte fundamental desta evolução, contudo ressalta que ainda não é hora de parar com as sessões, que tem um custo elevado e representam quatro vezes o salário que a mãe recebe.
“Nós vamos converter todo tipo de doação em fisioterapia, ela faz seis dias na semana, sei que não é hora de parar. O custo das sessões de fisioterapia são altos, nós pagamos R$4.800 por mês, mas graças à ajuda que recebemos com as doações conseguimos pagar“, afirmou.
São quase quatro anos desde que mãe e filho começaram uma jornada difícil de reabilitação. O rapaz sinalizou que todo tipo de ajuda é importante
“Eu estou pedindo encarecidamente a você que está me ouvindo, para que possa fazer uma doação de fraldas geriátrica, ela usa um tamanho g ou tamanho xg, lenços umedecidos ou produtos de higiene pessoal”, disse.
Quem deseja fazer uma doação pode encontrar as formas de contribuir direto no perfil @sercaio.luz (PIX/Celular – 75 9888.66195).
Além dos custos com medicamentos, alimentação, produtos de higiene, sessões de fisioterapia, o filho de dona Zenaide pretende adquirir com as doações novas barras de apoio para serem instaladas em pontos da casa, para servir de suporte na locomoção da mãe.
Luta e superação
Zenaide Luz sofreu dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) com um intervalo de menos de um mês entre eles. Em dezembro de 2019 um AVC Isquêmico e em janeiro de 2020 um AVC Hemorrágico. Esses dois episódios mudaram completamente a rotina de Zenaide e do filho.
Após passar por três cirurgias de alta complexidade médica realizadas no Hospital Clériston Andrade (HGCA), o jovem se viu obrigado a largar os estudos em história na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira (FAT) para cuidar da mãe no período em que ela esteve acamada. Hoje ele retomou parcialmente o curso de história na Uefs.
Caio começou a utilizar as redes sociais para compartilhar sua rotina e o tratamento da mãe, hoje seu perfil em uma delas acumula quase 20 mil seguidores. É por esta plataforma que ele interage com os fãs da dupla, faz solicitações de ajuda, pede doações, faz desabafos e reclamações, como no episódio em que denunciou a demora para a mãe ser atendida em uma consulta neurológica.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram