Centenas de fiéis católicos participaram, na manhã desta quinta-feira (6), em Feira de Santana, da Missa dos Santos Oléos. A celebração religiosa anual foi realizada na Catedral de Senhora S’Antana (Igreja Matriz), localizada na Praça Monsenhor Galvão (Praça da Matriz).
Emocionada, a fiel Marina Pinto Bispo destacou que a Missa dos Santos Óleos tem uma importância muito grande para os cristãos. “Desde pequena frequento a Missa dos Santos Óleos.”
Ela também falou sobre o significado de celebrar a Sexta-feira Santa. “A Semana Santa é a gente conhecer Jesus, saber que Ele morreu na cruz por nós, e viver a nossa igreja.”
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanone Castro, explicou que a Missa dos Santos Óleos, também chamada Missa da Unidade, consagra e abençoa os óleos dos sacramentos, da unção, dos catecúmenos e o óleo do crisma.
“É a missa em que os padres também renovam seus compromissos sacerdotais. É um momento muito bonito, participativo, sobretudo pela unidade da comunhão da igreja. Participam toda a Arquidiocese, os presbíteros, os diáconos, o povo santo de Deus. Essa missa é muito valiosa, e cada diocese realiza esse momento tão importante”, informou Dom Zanone.
Ainda segundo Arcebispo, uma vez consagrados, os óleos são utilizados nas celebrações da igreja.
“Os óleos abençoados, os óleos do sacramento, são utilizados durante todo o ano em cada uma das celebrações, como batismo, crisma, ordenação. E a Semana Santa é o momento em que seguimos os passos de Jesus, refletimos e nos aprofundamos no mistério da vida e da salvação.”
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram