Feira de Santana

Fiéis celebram dia de São José e suplicam por chuvas

A missa celebrada na catedral da Matriz comemorou, além do Dia de São José, a posse do novo papa, Francisco .

Laiane Cruz

Foi realizada no início da manhã desta terça-feira (19), às 05h30min, uma procissão em homenagem ao dia de São José, celebrado hoje pela Igreja Católica. A caminhada partiu da Avenida Senhor dos Passos em direção à Catedral da Matriz, que ficou lotada de fiéis. Ao final, todos participaram de uma missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.
 
Dom Itamar explicou que esta procissão uma tradição da cidade, em honra a um santo tão popular que é São José. “Ele é o padroeiro das vocações sacerdotais e da igreja. Por esse motivo o papa Francisco escolheu tomar posse neste dia. Mas não isso, São José é padroeiro da família, dos operários, e também das chuvas”.

No entanto, a grande motivação da procissão para Feira foi pedir chuvas ao padroeiro por conta da seca que assola a região. “Muitos pedidos foram feitos em favor do sertão, a fim de que as famílias possam ter paz, tranquilidade e conforto”, pontuou Dom Itamar.

Logo mais, às 19h, haverá outra procissão luminosa em homenagem ao santo. Ela será realizada no Distrito de Maria Quitéria, mas conhecida como São José das Itapororocas. A expectativa é que centenas de fiéis, lavradores e agricultores, vindos de outras cidades, juntem-se aos do distrito, a fim de pedirem ao padroeiro que interceda a Deus pelas chuvas tão esperadas.

Agradecimento

A missa celebrada na catedral da Matriz comemorou, além do Dia de São José, a posse do novo papa, Francisco. Durante a missa, fieis seguravam imagens fotográficas do pontífice. De acordo com Dom Itamar, as celebrações em torno do padroeiro foram o motivo que levou o papa a iniciar hoje seus trabalhos na igreja católica.

O Arcebispo Metropolitano acredita que o papa Francisco será bem diferente dos demais. “Cada um com um estilo diferente, mas a igreja continua sempre viva, anunciando a palavra de Deus, defendendo e promovendo a vida”, afirmou.

Hoje na catedral metropolitana haverá mais duas missas, uma ao meio-dia, e outra às 17h. Em seguida, o Arcebispo seguirá para São José das Itapororocas para dar início à procissão, às 19h.

Com informações do repórter Ed. Santos do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários