Solidariedade

Festejos juninos invadem o Dispensário Santana com a Quermesse Solidária; objetivo é implementar energia solar

Até às 16h deste sábado, uma programação especial está sendo realizada.

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O clima junino chegou mais cedo em Feira de Santana e por uma boa causa. Neste sábado (4), o Dispensário Santana, instituição que atua há mais 40 anos com o trabalho social, hasteou as bandeirolas para realizar a Quermesse Solidária. O objetivo da festa é angariar fundos para implementar energia solar em todas as unidades que compõem a instituição. 

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Até às 16h deste sábado, uma programação especial está sendo realizada com a venda de comidas típicas, lanches, artesanato, perfumes, hidratantes, acessórios e artigos para o lar. Alguns produtos são feitos pelas pessoas que participam dos projetos da instituição. 

“Tudo aquilo que o Dispensário Santana trabalha, como oficina, o desenvolvimento da promoção humana, todos esses produtos estão aqui. Pano de prato, bonecas, sacos, toalhas de mesa, doces, salgados, sabonetes naturais. O almoço todo foi feito aqui. Feijoada, sarapatel, maniçoba, carne do sol, tortas doces e salgadas. Então, há uma variedade, primeiro, de tudo fabricado aqui. Depois, aquilo que recebemos também como doação”, explicou a coordenadora do Dispensário, Irmã Rosa Aparecida. 

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a Irmã falou da importância de buscar novas alternativas para garantir a subsistência da instituição e a manutenção dos serviços prestados por ela. 

Dispensário Santana
Irmã Rosa | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“São muitas dependências do Dispensário e a energia vem nos castigando um bocado. Não podemos mais demorar, temos de aproveitar a situação que o dólar está caindo e com a nossa luta e eu estou muito esperançosa porque o povo abraça a causa do Dispensário Santana. Vários orçamentos foram feitos, mas ainda não definimos porque estamos procurando o melhor preço”.

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Abrangendo os Centros de Formação, com a fábrica de costura, escola, creche, quadra poliesportiva, campo de futebol, além do posto de saúde, a padaria, onde são produzidos os famosos panetones e o Recanto, o Dispensário Santana é um agente importante para o serviço social na cidade. 

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Crianças, adultos e idosos são assistidos diariamente com o emprego direto, a capacitação profissional, o lazer e a promoção da saúde e educação proporcionados pelo Dispensário. Jovens que atuam nos projetos da casa também levaram muita música e animação para o evento.

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um dos filhos de Iara Sales Ferreira aprende flauta no Dispensário há mais de um ano. Hoje, eles participaram do evento e aprovaram, tanto a Quermesse Solidária, quanto o trabalho prestado pela instituição.

Dispensário Santana
Iara Ferreira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tudo muito perfeito. Já comeram, já encheram a pança. Inclusive, eu já comi também. Daqui a pouco tem feijoada, maniçoba e outros alimentos. Esse aqui é o segundo ano, o mais novo é o primeiro ano dele. E assim, é tudo muito perfeito, ótimo. É uma ajuda boa comunidade, tem ônibus para buscar as crianças. São pessoas muito responsáveis, carinhosas com os pais. Eu sou muito bem tratada aqui”, disse Iara ao Acorda Cidade.

Além da venda dos produtos doados e fabricados pelo Dispensário, a coordenadora de projetos, Cláudia Galvão, destacou a presença das oficinas promovidas pela instituição que também estão sendo oferecidas durante o evento. Serviços também estão sendo realizados como aferição de pressão e medição de glicemia. 

Dispensário Santana
Cláudia Galvão | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente trouxe as oficinas culturais que abrilhantaram nessa primeira quermesse, oficina de banda, flauta, capoeira, acordeon e temos serviços diversos. Tem o artesanato também das mulheres do Dispensário, do grupo de formação que acontece no anexo”, contou Cláudia.

Levando a atenção à terceira idade, a instituição promove saúde, educação, lazer e bem-estar para cerca de 80 idosas que participam das oficinas de artesanato do Dispensário. 

Dispensário Santana
Márcia Cerqueira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Diariamente a gente tem em torno de 80 senhoras que trabalham conosco. A gente está ensinando o ofício, desde crochê, patchwork, pintura em tecido, é uma gama de atividades feitas diretamente no dispensário. Tem peças aqui que a gente nem tem mais, estamos aceitando encomendas para poder fazer entrega, desde pano de prato, aventais, panos de bandeja, guardanapos, enfim, uma infinidade de artesanato”, destacou Márcia Cerqueira, responsável pelo setor. 

A Irmã Rosa ainda informou que a campanha em prol da energia solar da instituição segue até alcançar o objetivo.  No próximo sábado vai acontecer o Feirão da Fraternidade com a venda de produtos usados, doados. 

Dispensário Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Feirão acontece rotineiramente, seja por mês ou a sempre que é possível. Além disso, com a chegada do mês junino, o Forró Solidário também deve ser realizado. 

“Essa é outra tradição aqui do Dispensário Santana. Esse parece que já vai ser o sexto forró, no dia 8 de junho. E eu espero que uma boa entrada dessa energia solar seja o resultado bom, positivo, cheio de esperança, aqui dessa primeira quermesse solidária, do feirão do próximo sábado e do forró de São João. Mas, independente disso, outros movimentos vão surgindo, porque é uma maneira do povo de Feira de Santana colaborar, participar e dizer que eu também tenho parte nessa história”, acrescentou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários