Laiane Cruz
As festividades em louvor a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana, tiveram início na noite desta quarta-feira (17), na Catedral de Senhora Santana, com a realização do novenário solene.
O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanone Castro, declarou, em entrevista ao Acorda Cidade, que esta é uma das maiores festas realizadas pela Arquidiocese do município.
“Nós celebramos essa festa maior nesse contexto missionário, no ano missionário que o Papa propõe para toda a igreja. Um tempo em que a igreja de Feira de Santana realiza com todas as suas forças vivas e realiza as santas missões populares. E justamente o tema da festa de Senhora Santana é: batizados e enviados. Precisamos compreender que nós somos igreja e somos chamados a testemunhas Jesus.”
A pedagoga Elisabete Vasconcelos, que participa todos os anos do novenário, contou que este é o período mais aguardado por todos os paroquianos, pela grande emoção de vivenciarem todas as noites da novena.
“É uma grande emoção olhar para Santana e dizer pra ela, como mãe querida de Maria e avó de Jesus, olha por nós e por essa bandeira de Feira de Santana, pedindo paz, perseverança, alegria, união, harmonia e segurança para todo o nosso país”, afirmou.
Os festejos a Senhora Santana prosseguem até o dia 26 de julho, Dia da Padroeira, se encerrando com a procissão, às 16h, que será percorrida pelas ruas do centro da cidade.
Com informações e fotos do repórter Gabriel Gonçalves