Neste sábado, dia 13 de maio, é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Nesta data, os católicos recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal no ano de 1917.
Em Feira de Santana, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida João Durval, bairro Caseb, está realizando o novenário desde o dia 4 de maio e segue até este sábado, quando será encerrado com uma procissão e missa campal.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o vigário da igreja, Frei Luiz Ventura explicou como está acontecendo a programação dos festejos em homenagem à padroeira.
“Nós estamos aí já na reta final do nosso novenário que começou no dia 4 de maio e conclui-se no sábado dia 13 com a solenidade de Nossa Senhora de Fátima. Neste ano diferentemente dos anos anteriores, nós não fizemos o trezenário que geralmente se inicia no 1º de maio e ia até o dia 13, neste ano nós optamos por fazer a novena em preparação para a grande solenidade. Estamos tendo missas todos os dias às 19h30, mas antes da missa, às 18h30, nós temos o terço dentre outras devoções Marianas, alguns dias é o terço, outros dias é o ofício de Nossa Senhora, outros dias é a coroa franciscana que nós também chamamos de coroa das setes alegrias de Nossa Senhora, então todos os dias antes da celebração da eucaristia, nós temos uma devoção Mariana”, explicou
No sábado (13), uma missa campal será realizada na parte externa da igreja. Segundo o frei, por conta da grande quantidade de fiéis presentes, não é possível comportar a todos nas dependências da paróquia.
“No dia 13 de maio, nós vamos ter missas às 7h da manhã como é de costume, todo sábado tem, às 18h30 procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima aqui pelas ruas do bairro do Caseb e depois às 19h30, encerramos com a missa solene presidida pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian. É comum que todos os anos no dia 13 de maio, além dos paroquianos que já é uma paróquia bem numerosa em termos de participação, é tanto que nós não conseguimos fazer a missa dentro da igreja, sempre temos que fazer do lado externo como uma missa campal. Fechamos esta rua aqui ao lado do colégio e celebramos a missa do lado de fora, então vem muita gente de outras paróquias porque é a única paróquia em Feira de Santana dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Tem outras comunidades, mas paróquia mesmo, é só a nossa. Como vai ser em um sábado, vai ficar até um pouco mais fácil a participação, geralmente esta rua aqui na frente do colégio fica lotada”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram