Estudantes, pais, professores e gestores da rede pública de ensino de Feira de Santana celebraram na tarde dessa quinta-feira (17) a integração de dezenas de escolas ao combate ao trabalho infantil. Em uma solenidade concorrida, realizada no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva, centro da cidade, foram entregues as premiações para oito alunos que tiveram seus trabalhos escolares selecionados entre os melhores do município. Além dos troféus e prêmios, eles seguem agora para a etapa estadual que irá selecionar os represen5tantes baianos para a premiação nacional do projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Chegar a este momento de culminância e ver tantos trabalhos de qualidade e mais do que isso, o envolvimento de toda a comunidade escolar nessa temática tão importante para o presente e o futuro de nossa sociedade, que é o comba5te ao trabalho infantil, nos enche de esperança”, comentou a procuradora do MPT Annelise Leal, responsável pela implantação do projeto em Feira e Região. Ela lembra que já na semana que vem acontece a premiação de Conceição do Coité e logo em seguida de outros municípios do entorno, revelando o comprometimento das redes municipais de ensino com essa iniciativa.
Durante a tarde, os autores dos melhores trabalhos receberam tablets e mochilas e as escolas vão receber novos computadores, todos adquiridos com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Desde o início do ano letivo, estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental estão participando de uma série de atividades pedagógicas e utilizando material impresso e metodologias oferecidos pelo Programa Resgate à Infância. Trata-se de um amplo programa que coordena a realização de atuação nas salas de aula, na promoção e estímulo à implementação de políticas públicas e no fomento à aprendizagem profissional em empresas privadas e pública.
A festa de premiação foi realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, que aderiu ao projeto, recebeu os materiais didáticos e capacitou professores e coordenadores pedagógicos para aplicação das estratégias de abordagem do tema. Os alunos foram estimulados a produzir trabalhos artísticos que usem essa temática. O resultado é um concurso que envolve alunos de centenas de municípios de todo o país. São contos, desenhos, canções, e poesias produzidos pelos estudantes e que são avaliados por uma comissão julgadora. A premiação desta quinta terá os melhores trabalhos de cada uma das quatro categorias, divididos em duas faixas etárias, uma com os alunos do 6º e 7º ano, e outra do 4º e 5º ano.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram