Na manhã do último domingo (18), a Festa de São Roque, no distrito de Matinha, em Feira de Santana, foi encerrada com uma celebração presidida por Dom Zanoni Demettino.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Os festejos em homenagem ao padroeiro envolvem cultura, fé e tradição desde o início do século passado, quando os moradores quilombolas da Matinha dos Pretos superaram as doenças com a fé no santo.
Segundo informações do Blog da Feira, na época, a comunidade temia a peste bubônica que se espalhava pela região. Os cristãos católicos pediam a proteção de São Roque para que a localidade não fosse atingida pela doença. As preces foram atendidas e a peste não chegou à comunidade quilombola.
Para agradecer a graça alcançada, eles ergueram um cruzeiro e mais adiante, construíram a igreja, que atualmente foi reconhecida como Paróquia Quilombola da Arquidiocese de Feira de Santana.
Durante a festa este ano, houve missas, novenas, procissões e muita alegria ao som da tradicional banda de samba de roda, Quixabeira da Matinha, comandada por Guda e dona Chica do Pandeiro, que são legados vivos da história negra de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram