Com o fim do ano, as tão esperadas férias escolares chegam trazendo descanso e, claro, novas responsabilidades para os pais. Enquanto a criançada aproveita para dar uma pausa merecida após meses de dedicação à escola, a grande pergunta é: o que fazer para aproveitar ao máximo esse período?
Para quem não vai viajar, mas quer garantir que os pequenos fiquem longe das telas e do tédio, o Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Tomba, em Feira de Santana, oferece uma programação especial que alia diversão, atividade física e desenvolvimento para a criançada.
Multipráticas: esporte, lazer e educação
O programa Multipráticas, desenvolvido pelo Sesc, atende crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, com prioridade para filhos de trabalhadores do comércio, ou seja, que sejam associados ao Sesc e possuam a famosa ‘carteirinha’. Lucas Novais, supervisor de esportes da unidade, explicou em entrevista ao Acorda Cidade que o projeto busca unir esporte, interação social e saúde.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“O objetivo principal é trabalhar o esporte como meio de interação para o desenvolvimento físico, psíquico e motor de todos eles. As crianças precisam integrar todas as capacidades motoras e cognitivas, que é a questão do corpo-movimento, questão do processamento mental, hoje em meio a tantas telas. O esporte é fundamental para criar uma base sólida para o desenvolvimento motor global e busca da saúde de maneira geral”, explicou o supervisor.
As atividades são divididas em três categorias, conforme a faixa etária:
- Sport Kids (4 a 6 anos): atividades lúdicas que estimulam a capacidade física, intelectual e social por meio de jogos esportivos e brincadeiras;
- Multi-Esportes (7 a 10 anos): aulas técnicas com modalidades como futebol, natação, basquete, vôlei e tênis;
- Iniciação Esportiva (11 a 14 anos): especialização em uma modalidade específica, conforme a preferência da criança.
Para as crianças que desde pequenas fazem parte das atividades oferecidas pela unidade, quando chegam na pré-adolescência ficam muito mais tranquilas para escolherem um esporte específico, por exemplo.
“A criança que entrou com 4 anos no Sesc vivenciou várias modalidades ao longo do processo. Quando chega com 11, ela vai ter o direito de escolher. Então, ela vai dizer assim: ‘Eu quero fazer natação porque me adaptei melhor à natação’ ou ‘Eu quero futsal porque me adaptei melhor ao futsal’.”, pontuou.
Janeiro tem Sesc Verão!
Durante o mês de janeiro, o Sesc Tomba se transforma com a programação especial do Sesc Verão. Por conta da alta demanda do público para atividades como banhos de piscina e lazer, as aulas do Multipráticas dão uma pausa agora em dezembro e retornam em fevereiro.
Mas não pense que as atividades de lazer e esportes ficam suspensas. Elas continuam, agora de uma maneira mais leve, divertida e animada com os espaços que a unidade oferece, entre eles, duas piscinas (infantil e adulto), sala de jogos, biblioteca, shows, quadras entre outros lugares para você se divertir com a família.
A unidade também disponibiliza durante o verão campanhas para oferta de serviços de saúde como aferição de pressão, testes de glicemia, entre outras ações sociais.
“De terça a domingo o Sesc (Tomba) é aberto ao público. Então, a gente não tem como fazer ao mesmo tempo as atividades esportivas junto com a abertura do Sesc para o comerciário que quer vir tomar um banho de piscina ou algo assim”.
Brincar também é se movimentar!
Manter as crianças fisicamente ativas durante as férias é mais importante do que parece. Lucas destaca o papel do esporte em tempos dominados pelas telas e pelo sedentarismo. É preciso movimentar a criançada de alguma forma, seja realizando um esporte ou uma caminhada matinal, mas sem deixar a alegria da brincadeira de lado. Afinal, no período de férias, a criança precisa se divertir e brincar.
“A importância, de modo geral, é fazer com que as crianças se mantenham fisicamente ativas, com menos tempo de tela, com menos tempo ansiosas, e fazendo com que elas tenham um desenvolvimento motor amplo, não tenham essa pausa durante esse período. Mas, de certa forma, não sendo algo obrigatório. Eu sempre preconizo que precisa ser algo muito lúdico e recreativo, porque criança gosta de brincar, criança gosta de se divertir. E quando a gente fala de criança para algo muito técnico, muito específico, muito cheio de regras, engessado, a gente acaba tirando a alegria e a ludicidade daquela atividade”, destacou.
Além das atividades infantis, o Sesc Feira de Santana oferece cursos e modalidades para adultos, como natação, hidroginástica, academia, culinária, música e corte-costura. A prioridade é dada aos comerciários e seus dependentes, mas as vagas que sobram são abertas à comunidade em geral.
“O cliente Sesc paga um valor especial, aproximadamente 30% do valor de mercado, e quem não tem a carteirinha paga o valor integral, 100% do valor de mercado. Também temos atividades gratuitas para aqueles que se enquadram no programa de gratuidades do Sesc”, explicou o supervisor.
Para mais informações sobre inscrições e programação, basta acompanhar as redes sociais do Sesc Feira de Santana ou acessar o site sescbahia.com.br.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram