Feira de Santana

Feirense vence concurso literário e tem conto selecionado para livro sobre empoderamento feminino

Obra conta com participação de diversas autoras nacionais. Editora realiza financiamento coletivo para que livro tenha uma versão física.

Acorda Cidade

A estudante da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e escritora, Flávia Duque Cruz, foi uma das vencedoras do concurso literário “Dona de Mim” promovido pela Psiu Editora, que reúne contos de diversos autores nacionais.

“Quando inscrevi meu conto nem acreditei que seria selecionada. Não por duvidar de mim mesma, mas por acreditar que em meio a tantas grandes mulheres com falas tão importantes, ainda não seria a minha vez. No entanto, quando o resultado saiu e meu nome estava na lista me dei conta de que a antologia era de mulheres para mulheres, então meu lugar estava guardado independente de quem estava a minha frente. Estou feliz e muito orgulhosa!”, disse.

O conto Mundinha do Mundão foi escrito pensando nas mulheres que criaram a autora, mãe e avó, naquelas que a ajudam a tecer seus princípios e valores, como sua irmã, amigas, algumas ex-professoras e colegas, e são símbolos de resistência e todas donas de si. “O conto fala sobre todas as mulheres que se dedicam a cuidar dos outros, esquecendo de si mesma, que são mães, filhas, tias, amigas, esposas, avós e têm que lidar com a sociedade crendo que todos esses ofícios nos impossibilitam de sermos mulheres livres, independentes e fortes a todos instante. È bom poder falar sobre isso, sobre os nossos direitos e dificuldades, e também sobre a beleza de sermos mulheres! E ter uma editora tão atenciosa e sensível disposta a nos encorajar não tem preço. Foi o segundo concurso literário de que venci, outro da Psiu Editora, mas sempre parece a primeira vez e a primeira conquista!”, acrescenta a escritora Flávia Duque.

De acordo com Flávia Stopa, organizadora da Antologia, a ideia para o livro surgiu pela relevância de empoderar mulheres, já que a sociedade brasileira ainda apresenta traços gritantes de machismo e desigualdade de gênero. “Tendo esse cenário em vista, decidimos trazer luz às vozes femininas da literatura moderna e contar histórias de mulheres fortes e vencedoras, mesmo em meio à tantos obstáculos”, comenta Flávia.

Financiamento coletivo

Para que haja uma versão impressa do livro “Dona de Mim” a Psiu Editora, em parceria com os autores, está realizando um financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha virtual, com valor de começar a partir de R$ 15.

“É um livro de mulheres, escrito por mulheres, mas não é só para mulheres. Tudo o que posso dizer é que as pessoas precisam ler aqueles contos para lembrar que nossa luta continua todos os dias”, concluiu Flávia Duque.

O financiamento coletivo pode receber apoios até o dia 14 de maio de 2021. Para saber mais sobre, acesse as redes sociais da Psiu Editora ou através do link: https://www.catarse.me/donademim

Foto: Divulgação

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários