Danillo Freitas
O feirense Antônio Medeiros Junior, estudante de Medicina na Argentina, fez uma petição online para que o governo argentino autorize um tratamento com células-tronco que já apresentou melhoras significativas nas funções cardíacas.
Antônio descobriu no país vizinho que tem insuficiência cardíaca severa e, segundo a equipe médica que o acompanha, seria necessário fazer um transplante de coração, mas existe outra possibilidade de tratamento, que é com células-tronco.
Pessoas que sofrem com doenças cardíacas podem conseguir uma melhora na qualidade de vida com a ajuda da terapia celular. Os estudos clínicos utilizando células-tronco da medula óssea em cardiologia avançam em todo o mundo.
Ao portal Acorda Cidade, Antônio disse que a petição é uma maneira de mobilizar o governo para permitir esse tratamento com células-tronco que salvaria a vida de muitas pessoas com suas próprias células, sem precisar fazer transplante de coração, o que é traumático e os riscos de morte são altíssimos.
“Não há resistência por eu ser brasileiro, um argentino também não poderia fazer esse mesmo procedimento. Mas no governo anterior o meu professor, Adrián Barceló, que é cardiologista, indicado ao prêmio Nobel de Medicina, já fazia o tratamento, e os 20 pacientes que ele já trata estão muito bem, vivos, saudáveis e sem transplante”, concluiu.
Assine a petição clicando aqui
Veja o vídeo em que Antônio pede apoio para conseguir o tratamento.