Feira de Santana

Feira será a primeira cidade do nordeste a ter controle inteligente de trânsito

O superintendente de trânsito, Francisco Junior, informou que esse sistema será completamente integrado ao BRT e servidores serão capacitados para operacionalizar.

Daniela Cardoso
 
Dentro dos próximos 120 dias o serviço de modernização do sistema semafórico de Feira de Santana, com controle inteligente de trânsito, deve ficar pronto. O projeto, que foi apresentado nesta quarta-feira (14) por técnicos da Sinales, empresa que venceu a licitação, é pioneiro no Norte e Nordeste e deve começar a ser implantado na próxima semana. 
 

 
Wagner Bizon Vasconcelos, engenheiro da empresa Sinales, destacou que o projeto visa modernizar o trânsito de Feira de Santana. Segundo ele, uma central de controle de tráfego com comunicação GSM/GPRS e com priorização do transporte coletivo, será implantada na cidade.
 
“Através dessa central de controle que vai ser montada na SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) vai ser possível um operador acessar remotamente cada cruzamento e alterar os tempos de vias principais e transversais da maneira que melhor for conveniente. Além disso, será possível também dar abertura para, em algumas situações, o agente de trânsito fazer isso manualmente”, explicou. 
 
Parte importante do projeto, conforme Wagner Bizon, contempla a implantação da sinalização vertical com pórticos para indicação de origem e destino e também faixas elevadas que, segundo ele, possibilitam o trânsito de pessoas com deficiência e reduz a velocidade nos trechos. 
 
 
O superintendente de trânsito, Francisco Junior, informou que esse sistema será completamente integrado ao BRT e servidores serão capacitados para operacionalizar. De acordo com ele, 35 controladores serão implantados na cidade, em sua maioria na parte central, porém, segundo informou, já existem situações de locais periféricos, que são pontos de conflitos, e que serão estudados. Ele disse ainda que a proposta do projeto não é resolver os problemas de trânsito e sim melhorar a gestão para ter um controle.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários