Feira de Santana

Feira registra oito furtos de fiação de semáforo em dois meses

A SMT planeja uma ação conjunta com a Guarda Municipal para desarticular os furtos.

Feira registra oito furtos de fiação de semáforo em dois meses

Somente nos dois primeiros meses do ano foram registrados oito furtos de fiação de semáforo em ruas de Feira de Santana. O caso mais recente ocorreu na madrugada de sexta-feira (23), no túnel da Avenida João Durval Carneiro, com o roubo de 160 metros de cabo. Esta foi a segunda situação no local na mesma semana – a primeira ocorreu na terça (20).

O alvo dos bandidos é a fiação de cobre, considerado um metal valioso e de rápido retorno financeiro com a venda. De acordo com o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito da SMT, Herval Borges, o prejuízo é de mais de R$ 2 mil aos cofres públicos. Além dos fios, os bandidos destroem também as estruturas para acessar a fiação.

“O ato acaba gerando problemas na cidade, como semáforos apagados, potencializando os riscos de acidente de trânsito, além da falta de iluminação quando o furto ocorre nos postes”, aponta.

Como medida paliativa, está sendo considerada a instalação de cabeamento aéreo. Outra opção é a utilização de cabos de alumínio, os quais têm um valor inferior ao cobre.

“Seria importante que a Justiça adotasse penas mais severas para os responsáveis pelo roubo de fiação de cobre. Não podemos mais tolerar essa situação. Ano passado houve flagrante e a polícia prendeu o bandido, mas em 48 horas foi solto. Na próxima licitação planejamos solicitar a aquisição de cabos de alumínio, que têm um custo 40% inferior ao dos cabos de cobre”, ressalta Herval Borges.

Os furtos são percebidos graças a central de monitoramento que é notificada por meio de um sistema de alarmes – permitindo uma rápida identificação dos locais que necessitam de reparos. Logo, a SMT envia os agentes para sinalizar o trânsito e inicia a reposição.

A SMT planeja uma ação conjunta com a Guarda Municipal para desarticular os furtos.

As informações são da Secretaria de Comunicação de Feira de Santana (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Corte caminho

Uma cidade mal vista em qual quer lugar

Guimarães

O problema não é o micareta e s quem vai, falta de amor a vida

Renail

Uma cidade dessa ,ainda tem micareta

Olho mágico

Aqui na cidade a única coisa que funciona são os radares, esses nunca falham.

Carrasco

Desculpa pra quem tá com os aparelhos ultrapassados, velhos e cheios de defeitos.

Jose carlos passos Silva

Enquanto não prenderem os receptadores de cobre, essa situação só vai piorar ?
A policia sabe o endereço dessas empresas. O que falta ?
Porque a câmara de vereadores não estipula uma multa alta para os receptadores ? A Lei penal solta os caras em poucos dias, mas multa doendo no bolso talvez amenize isso. O Brasil inteiro sabe que em Feira de Santana se encontra peças de veículos de qualquer marca e a repressão é muito pequena. Lembro de um delegado que em 2002/2003 fez uma grande operação na rua de aurora e apreendeu milhares de peças oriundas de furto e roubo, prendendo os donos das empresas. Logo em seguida ele foi transferido….