O Conselho Municipal do Idoso recebeu nas últimas semanas mais de 40 denúncias de maus-tratos, agressões físicas, violência psicológica e financeira, além de abandono de idosos em Feira de Santa. A revelação foi feita pela presidente do órgão, Cacilda Miranda da Silva, durante audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta segunda-feira (31).Acompanhada de outras cinco conselheiras, Cacilda Miranda aproveitou para solicitar mais apoio logístico do gestor público municipal com a finalidade de promover importantes ações voluntárias de acompanhamento, fiscalização, proteção e deliberação das questões referentes aos idosos de Feira de Santana.
Foto: Secom
“Precisamos, por exemplo, de um veículo para deslocamento dos conselheiros, visando, entre outras coisas, realizar diligências no sentido de averiguar denúncias de agressões físicas e morais, maus-tratos, violência em geral contra idosos”, disse Cacilda Miranda.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal do Idoso recebeu no ano de 2009 mais de 100 denúncias de violência e abandono de idosos. Cacilda Miranda alerta que os direitos dos idosos não é uma simples questão de boa vontade dos familiares, mas um dever com garantia em lei. "Consta no Artigo 1º do Estatuto do Idoso que é dever da família cuidar dos seus idosos”, lembra.
Segundo ela, existem quase 43 mil pessoas com idade acima dos 60 anos precisando de algum apoio ou atendimento sócio-assistencial em Feira de Santana. “É uma população que cresce a cada ano e que precisa de ajuda do Conselho do Idoso, pois a gente percebe que a sociedade não é preparada para esse envelhecimento”, acrescentou
Cacilda Miranda e as demais conselheiras saíram da audiência bastante satisfeitas, já que o prefeito Tarcízio Pimenta colocou-se à disposição visando atender as suas reivindicações. “O apoio logístico do gestor público é muito importante para o trabalho desenvolvido pelo Conselho do Idoso”, completou.
De imediato, o prefeito Tarcízio Pimenta encaminhou as conselheiras para o diretor-presidente da Fundação Municipal Cultural Egberto Tavares Costa, César Orrico, visando a instalação de um computador na sede do Conselho, na rua Domingos Barbosa de Araújo, no bairro Kalilândia.Quanto ao carro, o prefeito ficou de discutir o assunto com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, a fim de atender o pleito das conselheiras. “Estamos aqui para somar”, completou o prefeito.
As informações são da Secom.