Williany Brito
As verbas direcionadas as áreas de saúde e programas sociais em Feira de Santana podem ser cortados por causa da dificuldade que os recenseadores do Censo 2010 estão tendo para finalizar o processo de coleta de dados. Faltando menos de uma semana para o término do prazo, restam ainda 5.141 casas a serem visitadas, porque estavam fechadas. Segundo a coordenação do Censo, isso representa uma população em torno de 25 mil pessoas, que podem ficar fora do processo.
Fazer o Censo é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que, ao colaborar com o recenseamento, cumpre seu papel de cidadã. Mas, a reclamação feita pelos recenseadores é a de que há muitas casas na cidade que não foram visitadas devidas a falta de compreensão e da ausência de moradores para fazer o atendimento.
Segundo o professor Roberto Lima, coordenador do Censo IBGE em Feira de Santana, os entrevistadores vem trabalhando em todos os turnos, na esperança de encontrar os moradores, e colher os dados.
– Deveremos encerrar a coleta no dia 25 de outubro, e até o momento a gente não ta conseguindo agilizar o processo. Os recenseadores enfrentam várias dificuldades, principalmente na questão das casas fechadas, onde moram pessoas, mas que nunca os encontram. Além disso, nós temos as recusas, que é quando se vai até a residência e o morador não permite a entrada deles. Isso acontece muito em condomínios.
A expectativa, segundo o coordenador, era de encontrar 596 mil habitantes. Mas, até agora, a população avaliada pela equipe deve chegar em torno de 530 mil pessoas.
– O município pode perder verbas, principalmente nas áreas de saúde e programas sociais. Esses recursos são distribuídos de acordo com a população, e a cidade apresentando um número menor, vai refletir nas verbas.
Através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.
Mutirão
Com objetivo de chamar a atenção das pessoas que ainda não responderam ao Censo 2010, a Prefeitura Municipal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam um mutirão neste sábado (23) e domingo (24) em alguns bairros da cidade.
O alerta à população será divulgado ainda em emissoras de rádio, na televisão e em carros de som. Também serão distribuídos panfletos nas agências bancárias e em semáforos. Os recenseadores vão passar a visitar as residências acompanhados de agentes comunitários de saúde, que já conhecem a população local.
No último Censo realizado, em 2000, foram recenseados 119 mil domicílios e a população total foi de 480.949 pessoas. Aqueles que ainda não receberam a visita do Censo podem manter contato pelos telefones (75) 3625 7200 e 3223 5980.
Obrigatoriedade
Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter sigiloso das informações prestadas.
"Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a execução do Plano Nacional de Estatística” (Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, Art. 2º., § 2º.).
Além disso, o parágrafo único desta mesma lei oferece garantias de que as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. (Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade).