A contribuição do programa Feira Cidade Digital para a área de segurança pública, com suas múltiplas aplicações, foi apresentada pelo diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, na tarde desta quarta-feira (9), no Seminário de Segurança Pública Para os Municípios, promovido pelo Governo Municipal de Feira de Santana, durante todo o dia, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.
César Orrico ressaltou a meta de ligar Feira de Santana a diversos órgãos públicos visando proporcionar maior segurança, conforto e agilidade nos serviços públicos de qualidade. “Já estamos em seis bairros com o Feira Cidade Digital, levando Internet gratuita banda larga para os cidadãos. Estamos trabalhando com as classes C e D, que não dispõem de condições para pagar o acesso à internet”, afirmou, ao revelar a aquisição de 186 novas antenas de rádio para ampliação do sistema visando a cobertura de toda a cidade e zona rural.
Com a implantação da Internet banda larga na zona rural, lembrou que as comunidades rurais passarão a ter acesso também à tecnologia que depende destes recursos, a exemplo de casas lotéricas e máquinas de cartão de crédito. “A grande vedete deste sistema está sendo a implantação do Saúde Digital nas policlínicas, postos de saúde, postos de Unidade Básicas de Saúde e outros serviços da rede”, frisou.
Os próximos passos serão a instalação de câmeras para segurança nos colégios, a exemplo do que já está sendo feito nos postos de saúde. “Vamos agregar cestas de serviços ao site da Prefeitura. Saber que horas o ônibus passa naquela determinada linha. Evita o usuário do sistema ser assaltado ou passar muito tempo no ponto. Além disso, os pais, cujos alunos estudam nas escolas do município, poderão entrar no site e ter acesso à caderneta, sabendo se ele foi ou não ao colégio, as notas. Na área de segurança, o sistema de câmeras vai interligar estações de transbordo, áreas de lazer, Mercado de Arte Popular, podendo ainda ser empregado na contagem de pessoas passando por determinados ambientes, assim como de carros trafegando por determinadas vias. O sistema ainda possibilita a identificação imediata da situação do veículo, se ele é roubado ou se está com documentação irregular”, frisou.
Informações da Secom