Realizado desde o ano de 2022, o ‘Retiro Para Mulheres’ foi promovido mais uma vez nesta sexta-feira (15), em uma casa de shows, na cidade de Feira de Santana.
Com o tema inspirado no versículo bíblico da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2, Cor. 12, 9), o evento que cresce a cada ano, reuniu em 2024, cerca de 3 mil fiéis e, a casa de shows se tornou pequena, para a quantidade de mulheres reunidas.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o padre Udilon de Jesus, um dos organizadores do evento, relembrou que a primeira edição foi realizada com apenas 300 mulheres e detalhou o objetivo do retiro espiritual.
“Já é o terceiro Retiro para as Mulheres. Nós começamos com cerca de 300 mulheres, depois o número aumentou para 600, e hoje, nós temos em torno de três mil mulheres aqui reunidas neste espaço. Durante todo o dia, nós tivemos algumas reflexões feitas por mulheres católicas, como a Gabriela de Sá, da Comunidade Shalom, Olívia Ferreira, que é teóloga da PUC Rio, então elas trouxeram esta experiência do amor de Deus com as mulheres, um encontro de Cristo com as mulheres. Como todos nós sabemos, na nossa igreja católica, o maior número de participantes, são mulheres, então a gente resolveu promover este retiro justamente por conta desse cuidado especial com estas mulheres, que a rebanha nossa igreja e, que tem tanto cuidado conosco, na catequese e em diversas outras pastorais”, explicou.
Ao Acorda Cidade, o padre informou que pela primeira vez, a Paróquia Santa Clara de Assis, está coordenando o evento, juntamente com o idealizador do Retiro, padre Elielson Carmo.
“A Paróquia Santa Clara de Assis está realizando este Retiro para Mulheres pela primeira vez. Esse retiro começou com uma iniciativa do padre Elielson Carmo, ele que agora está na Paróquia Santa Clara de Assis, junto comigo, então a Paróquia adotou este retiro, assim como a Arquidiocese de Feira de Santana, juntamente com o nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, que já esteve aqui mais cedo. A nossa expectativa foi atingida, de receber aqui três mil mulheres e, observamos que o espaço já não comporta mais, vamos providenciar outro local para o próximo ano”, afirmou.
Valdete Sacramento, faz parte da equipe de Acolhida da Paróquia Santa Clara de Assis. Ao Acorda Cidade, ela contou que chegou logo cedo para recepcionar todas as mulheres.
“Chegamos logo cedo, já que fazemos parte da Acolhida lá na Paróquia Santa Clara de Assis, então fomos convidados a acolher este povo maravilhoso, neste encontro com Deus. Esse é um retiro espiritual, dedicado para as mulheres, mas temos a presença dos homens que também estão servindo neste evento, todos eles fazem parte desta contribuição para esta festa tão maravilhosa”, disse.
Emocionada, Marildes Pires contou à reportagem do Acorda Cidade, como é gratificante participar de momentos como este.
“É maravilhoso estar no meio de tantas mulheres quem amam a Cristo, e aqui podemos renovar a nossa fé. Hoje é um dia especial para que possamos nos preencher do Espírito Santo, renovar a nossa missão, seja de esposa, de mãe, tudo isso é maravilhoso. Aqui a gente se sente íntimo com Deus, nos sentimos amadas verdadeiramente, apenas palavras não explicam esse sentimento”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram