Feira de Santana receberá o Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), evento que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de abril em 64 cidades ao redor do mundo.
Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, a iniciativa busca conectar diferentes gerações para o desenvolvimento de soluções inovadoras e transformações sociais.
A programação inclui mais de 70 palestrantes e 50 atividades gratuitas, entre workshops, painéis, performances artísticas e encontros. As atividades serão realizadas em espaços como o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Centro Universitário de Excelência (Unex) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Como participar do Dia Mundial da Criatividade
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.wcd2025.com. A programação completa está disponível na plataforma, onde é possível conferir os horários e locais das atividades.
O Dia Mundial da Criatividade é realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o pensamento inovador e fomentar a criatividade em diversas áreas. Feira de Santana se junta a cidades do Brasil e do exterior na iniciativa, consolidando-se como um polo de discussões e experimentações criativas.
Locais que receberão as atividades do Dia Mundial da Criatividade
- Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca): oficinas de design thinking, palestras sobre empreendedorismo criativo, teatro inclusivo, oficinas de canto e exposições interativas.
- Museu de Arte Contemporânea (MAC): debates sobre arte contemporânea, artesanato, oficinas afrocentradas e sobre patrimônios culturais da cidade, workshop de cinema.
- Instituto Federal da Bahia (IFBA): oficinas de tecnologia e inovação, rodas de conversa, palestras sobre educação criativa e workshops de robótica.
- Centro Universitário de Excelência (Unex): atividades focadas em saúde e bem-estar, empreendedorismo, e criatividade na área da saúde.
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac): oficinas de gastronomia criativa, design de moda e empreendedorismo no setor de serviços.
Feira de Santana como palco do Dia Mundial da Criatividade
Carla Captural, que é líder do Dia Mundial da Criatividade em Feira de Santana, conversou com o Acorda Cidade sobre a importância da cidade receber o evento. Segundo ela, Feira concorreu com outras 449 cidades, sendo uma das 65 escolhidas para ser sede do Dia Mundial da Criatividade.
“A cidade entra nesse contexto por vários motivos, primeiro pelo grande potencial criativo, é uma cidade que pulsa o empreendedorismo e ser criativo é uma necessidade da população. Feira é a maior cidade do interior do Nordeste e não poderia ficar de fora. Estamos muito felizes por todo apoio que estamos recebendo e será um evento grandioso”, afirmou Carla ao Acorda Cidade.
Carla Captural destacou ainda que esse evento é importante para as pessoas olharem para a economia criativa não apenas como uma coisa que só não existe em momentos pontuais, e sim que existe em todo período do ano e em qualquer situação.
“É importante que o evento aconteça aqui para mostrar as potências criativas, as potencialidades e pluralidades da nossa cidade, além de disseminar os nomes de pessoas que são daqui e fazem sucesso em outros lugares”, observou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.