Agenda Cultural

Feira de Santana recebe final do concurso de Bandas e Fanfarras da Bahia neste domingo (1º)

Participam da competição 29 fanfarras de cidades, como Camaçari, Cruz das Almas, Taperoá, Pojuca, Gandu e Feira de Santana.

Investimento do Governo do Estado preserva tradição das bandas e fanfarras escolares
Fotos: Amanda Chung – Ascom/SEC

A final do concurso de bandas e fanfarras da Federação de Bandas e Fanfarras da Bahia (Afab) será realizada neste domingo, dia 1º de dezembro, em Feira de Santana. O evento começa às 9h e segue até às 22h, no Espaço Marcus Moraes, na Avenida Getúlio Vargas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Marcos Bittencourt, secretário da Afab, explicou o motivo da Princesa do Sertão ser escolhida para sediar o encontro.

“Primeiramente, pela nossa cidade ser uma princesa, merece esse presente. Segundo, por ela estar centralizada, todos os municípios cortam Feira de Santana e a gente compreende que isso viabiliza a chegada destes municípios aqui em nossa cidade. E também é um presente, já que estamos no mês de dezembro, iniciando esse mês de Natal, e as fanfarras têm esse valor sentimental natalino e trazem esse sentimento de Natal, de música, de dança”, explicou.

29 fanfarras

Participam da competição 29 fanfarras de cidades como Camaçari, Cruz das Almas, Taperoá, Pojuca e Gandu. A única representante de Feira será a Bamari, Banda Marcial Recomeçar do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Feira de Santana. A apresentação da anfitriã está programada entre 12h30 e 13h. O público feirense é convidado para torcer.

Marcos Bittencourt,
Marcos Bittencourt | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente já chama a população de Feira, no horário de mais ou menos 12h30 para 13h. É o momento em que a banda, a representante de Feira, a anfitriã, estará se apresentando. E a gente conta com a torcida, porque competir em casa é muito bom”, disse Marcos.

A programação será intensa, com apresentações desde às 9h, começando pelos grupos de Bombardino, formados por crianças, até às 22h, quando os últimos seis grupos encerram a competição.

O público pode esperar performances que mesclam música e dança, com bandas marciais juvenis e seniores, além de pelotões coreográficos compostos por balizas, balizadores e pelotões cívicos.

“O público vai se agraciar com belíssimas apresentações. Temos as bandas de Bombardino, bandas marciais juvenis, bandas marciais sêniors, bandas de música. Então, todas elas estão no nível de orquestra mesmo. É como se você estivesse ouvindo a Orquestra Sinfônica da Bahia, as bandas se profissionalizaram. E, junto às bandas, temos os pelotões coreográficos, que trazem as diversas coreografias para abrilhantar ainda mais as apresentações”.

Flifinha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A ordem das apresentações foi definida em reunião prévia com os finalistas e está descrita no regulamento do concurso. Os critérios de avaliação incluem a execução musical, criatividade nas coreografias e harmonia entre os componentes.

O presidente também reforçou a importância da presença do público para fortalecer a cultura das fanfarras na Bahia.

“Inicialmente, comparecendo, porque o apoio àquelas bandas que estão ali é fundamental, até porque a gente fortalece a nossa cultura de fanfarreiros da Bahia. Então, a presença é fundamental para que essa nossa cultura não se acabe. E depois, podem participar se quiserem ajudar ali na organização, na montagem, que vai ser a partir do sábado à noite. Então, a gente está aberto a todo tipo de ajuda”, acrescentou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários