Prevenção

Feira de Santana realiza Dia D de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes; unidades registram baixa demanda

Ao longo de toda a manhã, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos puderam ser vacinados em Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade.

vacinação criança adolescente
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Neste sábado (25), ocorreu o Dia D de vacinação contra a dengue para o público infanto-juvenil em Feira de Santana. Ao longo de toda a manhã, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos puderam ser vacinados em Unidades de Saúde da Família (USF) distribuídas em diversos bairros da cidade.

Os pontos de vacinação foram nas USFs dos bairros Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; George Américo III e IV; Videiras I, II e III; e Rua Nova II e III/Barroquinha.

Whillane Cerqueira, gerente do USF do bairro Queimadinha
Whillane Cerqueira, gerente do USF do bairro Queimadinha | Foto: Ed Santos

“Sabemos que a dengue é transmitida pelo mosquito, e a vacina foi disponibilizada para essa faixa etária porque estudos mostram que pessoas desse grupo são mais propensas a desenvolver a doença. Por isso o Ministério da Saúde liberou para pessoas de 10 a 14 anos”, explicou Whillane Cerqueira, enfermeira gerente da unidade do bairro Queimadinha.

Baixa Procura

A enfermeira contou ao Acorda Cidade que a procura neste sábado (25) foi baixa, fator que ela atribui ao período de férias, em que muitos pais viajam com os filhos para outras cidades. Whillane ressaltou que os pais que perderam a vacinação no Dia D podem procurar um USF para realizar a aplicação da vacina em outros dias da semana.

“A procura pela vacinação hoje está baixa, mas durante a semana, tivemos uma boa demanda. Acredito que seja devido ao período de férias, quando os pais viajam com as crianças dessa faixa etária. Mas, ressaltando, a vacina está sempre disponível na unidade. É uma vacina que não entra em falta. Pode ser tomada durante a semana”, explicou a gerente.

USF queimadinha
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

A enfermeira também alertou para os sintomas mais comuns da dengue, como febre, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, nariz escorrendo ou entupido, sintomas parecidos com os da gripe.

Mário Andrade, levou a filha para ser vacinada contra a dengue
Mário Andrade, levou a filha para ser vacinada contra a dengue | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Mário Andrade Pedreira, morador do bairro Queimadinha há cerca de cinco anos, levou a filha para ser vacinada na manhã deste sábado. “Eu não sabia da vacinação. Na verdade, foi a minha esposa que me falou para trazer ela aqui. É muito importante tomar essa vacina porque o índice de dengue está muito alto. É bom se prevenir. Minha filha segue o calendário de vacinação à risca”, disse Mário.

Limpeza e Prevenção

Durante a manhã, um grupo de agentes de endemias realizou um trabalho preventivo nas imediações do posto do bairro Queimadinha, divulgando o Dia D, entregando panfletos e convidando a comunidade para a vacinação. A iniciativa foi vista de forma muito positiva pelo morador Antônio Cordeiro de Oliveira, que levou a filha de 12 anos para ser vacinada contra a dengue.

Antônio Cordeiro, levou a filha para o Dia d de Vacinação contra a dengue
Antônio Cordeiro, levou a filha para o Dia d de Vacinação contra a dengue | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Vim aqui com a minha menina porque é bom se prevenir. No momento, a gente não sabe o que vai acontecer daqui para frente. Aqui tem muito foco de dengue. Até agora, está tudo bem para mim. Não tenho do que reclamar”, concluiu Antônio.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários