É no verão que o mosquito Aedes aegypti encontra condições ainda mais favoráveis para se reproduzir: as altas temperaturas associadas às chuvas esporádicas. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, conforme alerta a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Simples atitudes no domicílio, como armazenar adequadamente os resíduos sólidos em sacos plásticos, não deixar água parada em vasos de plantas e outros recipientes expostos, além de não descartar objetos em vias públicas, contribuem para evitar a proliferação do mosquito responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em Feira de Santana, em menos de 15 dias deste novo ano, já foram registradas 28 notificações de casos de dengue, com os bairros Tomba, Feira X e George Américo, além do distrito de Humildes, liderando as ocorrências. Em 2024, foram 6.651 casos confirmados da doença, sendo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes.
“O mosquito se reproduz facilmente em água parada. Por isso, é importante que a população esteja atenta e evite todas as formas de acumular água, como em vasos de plantas, pneus, caixas d’água abertas, lixos abertos, tampinhas, latas, entre outros recipientes”, reforça a chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal.
Ação Conjunta
Para alertar a população de Feira de Santana sobre a importância de combater o mosquito da dengue, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos realizarão mutirões nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. O primeiro mutirão ocorrerá na sede, e o segundo, no sábado subsequente, nos distritos.
“Não podemos esperar o aumento dos casos para agir. Faremos uma ação concentrada, oferecendo acesso à vacina para pessoas de 10 a 14 anos – faixa etária que concentra a maior taxa de óbitos relacionados à doença no país. Além disso, os agentes de endemias estarão empenhados em intensificar as ações de conscientização e distribuição de capas para tanques e sacos plásticos para o grande faxinaço”, acrescenta a chefe da Viep.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, reforça a necessidade do envolvimento coletivo no combate ao mosquito. “A saúde da população é nossa prioridade. Estamos enfrentando a dengue com seriedade, facilitando o acesso à vacina, promovendo mutirões de limpeza junto à Sesp e levando informações à comunidade. A união de todos é fundamental”, enfatiza.
A vacinação contra a dengue no dia 25 ocorrerá em todas as sete Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 13h, e na sede dos distritos em 1º de fevereiro.
Além disso, haverá faxinaço em bairros estratégicos, com o recolhimento de lixo e materiais inservíveis. Esse trabalho será detalhado ainda nesta semana pela Secretaria de Serviços Públicos.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram