Feira de Santana aparece no ranking 2024 das 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame. A cidade figura entre as melhores em quatro segmentos: Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário e Saúde.
A Princesa do Sertão tem o maior entroncamento rodoviário Norte e Nordeste, o que a mantém em uma localização estratégica. Além disso é maior que oito capitais brasileiras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem um dos maiores Produto Interno Bruto (PIBs) do interior do Nordeste.
Salvador, a capital baiana, apareceu no ranking em seis categorias, incluindo Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Saúde, Indústria e Educação. Outras cidades da Bahia, como Barreiras, Ilhéus e Juazeiro, são destaque em Agronegócio, enquanto Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas lideram, no estado, na Educação. Os dados completos podem ser acessados neste link.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O estudo é baseado no Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que analisa dados como população, fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura para identificar os municípios com melhores condições para empresas. O estado de São Paulo, tradicionalmente, lidera o número de cidades presentes no ranking.
No estado da Bahia, o estudo consolida Feira de Santana como a melhor cidade do interior para fazer negócios nos segmentos Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário e Saúde.
A economia feirense é fortemente fomentada pelos setores de Comércio e Serviços, que impulsionam o desenvolvimento local e garantiram à cidade sua posição de destaque no ranking. Apesar de contar com uma boa malha industrial, Feira de Santana não obteve diferenciais ideais para aparecer na categoria Indústria. A cidade também não aparece no segmento Agronegócio.
Apesar de Feira de Santana aparecer no ranking nacional, a posição ocupada em todos os segmentos indica desafios a serem enfrentados para atrair ainda mais negócios, principalmente, na área de serviços e saúde, a nível de Brasil.
A ausência em segmentos como Agronegócio, Educação (mesmo sendo um polo educacional da região) e Indústria indica a necessidade de investimentos e planejamento estratégico para diversificar e fortalecer a economia nestes setores, para que as empresas já existentes se mantenham com resultados positivos e haja atrativos para novas. A competitividade de Salvador em todas as categorias ressalta a concentração de infraestrutura e oportunidades na capital baiana.
Confira a posição de Feira e Salvador no ranking nacional 2024 das 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil
Serviços
46º lugar: Salvador
97ª lugar: Feira de Santana
Comércio
14º lugar: Salvador
84ª lugar: Feira de Santana
Setor Imobiliário
24º lugar: Salvador
61º lugar: Feira de Santana
Saúde
37º lugar: Salvador
85º lugar: Feira de Santana
Agronegócios
71º lugar: Barreiras
77º lugar: Ilhéus
83º lugar: Juazeiro
84º lugar: Porto Seguro
87º lugar: Alagoinhas
91º lugar: Luís Eduardo Magalhães
Educação
19º lugar: Vitória da Conquista
32º lugar: Teixeira de Freitas
55º lugar: Salvador
Indústria
80º lugar: Salvador
Lista completa de vencedores do ranking Melhores Cidades para Negócios 2024
Serviços – São Paulo
Comércio – São Paulo
Mercado Imobiliário – Jandira (SP)
Saúde – Hortolândia (SP)
Agronegócio – Brasília
Educação – Carapicuíba (SP)
Indústria – Cotia (SP)
O anúncio dos resultados ocorreu durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, realizado no início de dezembro em São Paulo. O evento reuniu especialistas e líderes empresariais para debater oportunidades de desenvolvimento em cidades brasileiras. A reprodução desde conteúdo é permitida desde que citada a fonte: Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram