Foi realizada neste domingo (1º) em todo o Brasil, a eleição para novos conselheiros tutelares.
Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral apoiou o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, por meio da realização de eleição parametrizada.
Em Feira de Santana, 28 candidatos concorreram às 20 vagas, espalhadas pelos quatro Conselhos Tutelares que existem no município.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Caique Barreto, informou que todo processo eleitoral ocorreu sem nenhum tipo de problema.
“Esta é uma eleição que acontece em todo o Brasil, e desde cedo que estamos nos comunicando com o Conselho Nacional, com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, estamos com uma expectativa muito grande e afirmo que supriu todas as nossas expectativas. Acredito que a imprensa de modo geral, ajudou nesta divulgação. As pessoas estiveram aqui, inclusive estávamos com a expectativa que seria uma eleição rápida, sem filas, mas nós tivemos muitas, embora trabalhamos com uma logística diferente neste ano, já que no último processo eleitoral, eram apenas 10 urnas e hoje temos 85 para 427 mil eleitores. Algumas pessoas até estão reclamando da fila, mas é necessário a logística ser feita, assim como nas eleições políticas, em verificar título de eleitor, toda uma dinâmica, mas tudo ocorreu dentro da tranquilidade”, apontou.
Ainda segundo Caique Barreto, um veículo transportando eleitores foi flagrado próximo do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim.
“Nós tivemos algumas impugnações, como um transporte de pessoas aqui ao redor do colégio e em alguns bairros, mas o Ministério Público já está verificando isso, já tomou conhecimento da situação para tomar todas as medidas cabíveis”, relatou.
Ao Acorda Cidade, a promotora da Infância e da Juventude Joanne Silveira, comentou sobre a grande participação da sociedade.
“Realmente tivemos a participação da população que compareceu neste dia, infelizmente tivemos algumas filas, mas é assim mesmo, eleição municipal não é diferente, elas não inevitáveis, mas tudo transcorreu de uma forma tranquila. Percebemos que a comissão eleitoral procurou divulgar bastante este processo de escolha e hoje vemos o comparecimento de muitas pessoas. Graças a Deus, tudo ocorreu dentro da normalidade, dentro do previsto e o comparecimento das pessoas, significa também uma satisfação, pois a escolha fica bem legítima de acordo com a vontade do cidadão e da sociedade”, afirmou.
A jornalista Maiana Oliveira também fez o papel de cidadã e compareceu na eleição para novos conselheiros tutelares.
“Essa é uma movimentação muito bacana, a população feirense vem comparecendo, vem compreendendo o seu direito e o seu dever, e por isso comparece para escolher o conselheiro preferido. Mesmo com tantas filas, o que percebemos é que as pessoas continuam para exercer o seu direito”, concluiu.
Veja a relação dos candidatos eleitos:
1 – Rafael 628
2 – Lídia 615
3 – Dayane 558
4 – Dijane 494
5 – Maria 385
6 – Correia 332
7 – Paloma 313
8 – Jessica 298
9 – Sueli 292
10 – Márcia 281
11 – Alesandra 267
12 – Franciele 262
13 – Gisalba 237
14 – Karine 234
15 – Anitta 227
16 – Keity 205
17 – Geovanne 198
18 – Iracema 194
19 – Geyza 192
20 – Geane 190
Suplentes:
21 – Rebeca 187
22 – Silvania 173
23 – Carla Priscila 165
24 – Chamile 136
25 – Ana Emília 126
26 – Walter 121
27 – Andréia 90
28 – Deyse 81
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram