
Feira de Santana amanheceu mais criativa nesta segunda-feira (21) com a abertura oficial do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Pela primeira vez, a cidade entra no mapa global do evento, que acontece simultaneamente em 64 cidades ao redor do planeta.
Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, a programação, que segue até o dia 23 de abril, destaca a potência transformadora da troca entre diferentes gerações na busca por soluções inovadoras e mudanças sociais significativas.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e promete agitar a cidade com mais de 50 atividades gratuitas distribuídas em diversos espaços culturais, educacionais e artísticos da cidade.
“Feira de Santana possui uma rica herança cultural. Celebrar a criatividade ajuda a promover as tradições locais, as artes e as expressões culturais, fortalecendo a identidade da cidade, além de incentivar empreendedores e artistas a desenvolverem novos projetos e ideias que podem impulsionar a economia local”, ressalta ao secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo.
Intervenções Artísticas no Museu de Arte Contemporânea
Neste primeiro dia, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi o palco das ações criativas. O local está passando por intervenções culturais na área externa com artes assinadas por mais de 25 artistas. Entre eles está o artista muralista Marcos Bastos, originário da região de Irecê, que trabalha com arte e muralismo há 9 anos.
“A base das minhas artes são o pincel, onde desenvolvo vários tipos e estilos de arte, desde as telas até os muros. Aqui, vou pintar uma parede inteira, e ter a oportunidade de dividir e compartilhar conhecimento, experiências, esse tipo de interação é muito importante para o artista”, diz.
Simone Raslam, uma das organizadoras do evento, disse em entrevista ao Acorda Cidade sobre o que a data Mundial da Criatividade traz pela primeira vez para a cidade.
“Tem arte, música, circo, dança e tem várias palestras, tem a feira criativa. Não somente artistas (expressam sua criatividade), porque todos nós temos a criatividade dentro da gente e todas as áreas têm a criatividade”, disse Simone.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a artista visual, Leiliane Oliveira contou sobre a proposta de Simone Raslam em representar poemas de poetas feirenses. A artista ficou com o poema ‘Orbitar’ de Milena Mello.
Pintando desde a infância, há 10 anos Leiliane se dedica a pintar profissionalmente.
“Cada uma de nós, somos quatro, cada uma representou um desses poemas. Eu fiquei com o poema Orbitar, de Milena Mello e trouxe essa pintura como uma referência ao poema dela. Aquela pintura é uma referência. Como o poema é orbitar e ele fala sobre os sentimentos que ficam visíveis e os sentimentos que a gente oculta. Aí eu trouxe essa referência. São duas silhuetas femininas, uma se mostrando mais, embora não tenha os olhos, boca, para dar essa conexão do silêncio e do oculto e a outra se degradando com os sentimentos que a gente deixa ocultos e a gente vai se silenciando”.
Para Fabrício Barreto, que trabalha na produção do evento em Feira de Santana, o World Creativity Day tem sido bem recebido na cidade desde o primeiro dia.
“A gente está tendo uma resposta muito positiva dentro dos equipamentos culturais que a gente tem, o MAC, o Cuca, a Unex, o Senac, e tivemos uma boa resposta do público feirense com relação às inscrições e às participações das palestras. Concomitantemente com esses equipamentos acontece a Feira Criativa, lá no espaço do Shopping Milênio, ali na Fraga Maia, onde eu tive a honra de fazer a curadoria para os artistas que iam se apresentar lá, artistas locais, que essa foi a grande bandeira de valorizar os artistas locais”.
Programação e Atividades do Evento
Ao longo dos três dias de evento, mais de 70 palestrantes estão confirmados, com uma agenda que contempla workshops, painéis, performances artísticas, exposições interativas e encontros inspiradores. O festival busca promover conexões significativas, estimular o aprendizado coletivo e fortalecer o papel da cultura no desenvolvimento sustentável e criativo de Feira de Santana.
“Esse é um marco para a cidade, a gente trazer um evento com respaldo mundial para mostrar as potencialidades criativas que Feira tem. Temos uma programação cheia de atividades que acontece em diversos equipamentos locais”, relata a líder do movimento em Feira, Carla Captural.
A programação acontece em diversos pontos da cidade, como o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o Centro Universitário de Excelência (Unex) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.wcd2025.com.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.