Laiane Cruz
A primavera começou e com ela o forte calor já pode ser sentido pelas ruas da cidade. Conforme o Inema, esse mês de outubro em Feira de Santana deve registrar temperaturas mais elevadas. No entanto, de acordo com o órgão, não se descarta a possibilidade da atuação de sistemas meteorológicos que poderão favorecer a ocorrência de chuvas no decorrer do mês.
Neste mês, no município, as máximas previstas devem ficar em torno dos 32°C, conforme explicou o meteorologista do Inema Aldírio Almeira.
“A primavera marca o final do período chuvoso da região, já que o mesmo se concentra entre abril e julho. Além disso, ocorre a elevação gradativa das temperaturas ao longo da estação, pois nessa época do ano, há um aumento na incidência dos raios solares na superfície da Terra no Hemisfério Sul”, informou.
Já a umidade do ar deve permanecer com mínimas em torno de 30% e máximas de 80%.
Fenômeno climático
De acordo com o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis, na primavera o clima predominante da Bahia é marcado por períodos de chuvas, principalmente a partir de outubro, na parte oeste da Bahia em direção ao centro do estado. “Depois no final do ano, antes do final da primavera, já começam as chuvas pegando mais a parte norte do estado, na divisa com Piauí e Pernambuco”, disse.
Neste período, segundo ele, ocorre a transição entre o período frio, que é o inverno, com a entrada do período mais quente. “Então a primavera é caracterizada por períodos mais quentes, com temperaturas já bastante elevadas no centro do Brasil, centro e sudeste do Brasil, até que comecem os períodos de chuvas de trovoadas, sendo novembro e dezembro o período mais chuvoso”, explicou.
Apesar da elevação gradual da temperatura, ele acredita que a primavera pode se tornar atípica este ano, caso se estabeleça a variação climática provocada pelo fenômeno da La Niña, trazendo chuvas acima da média para Feira de Santana e região, assim como toda a Bahia.
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade