Feira de Santana

Feira de Santana amplia serviços de saúde com novos leitos e convênios com hospitais

De acordo com a secretária de saúde, são quase 10 milhões de reais em investimentos somente para as ações desenvolvidas nesta sexta.

Roberta Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A secretária estadual de saúde, Roberta Santana, esteve em Feira de Santana nesta sexta-feira (28), onde assinou investimentos na área da saúde. Em entrevista ao Portal Acorda Cidade, ela informou que são quase 10 milhões de reais em investimentos somente para as ações desenvolvidas na cidade nesta sexta-feira (28).

Entre os anúncios estão a entrega de 40 leitos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), com ampliação e melhorias da estrutura; a assinatura de convênio com o Hospital Dom Pedro (Santa Casa) para ampliação do ambulatório com mais oito salas de consultório para atender uma média de 150 pessoas por dia e convênio com o hospital Rafáh para a realização de cirurgias eletivas.

Entrega de leitos para o Clériston Andrade

A secretária ressaltou que os leites entregues no HGCA serão dedicados para neurocirurgia. Segundo ela, o investimento é de cerca de 2 milhões e 200 mil reais.

Novos leitos Clériston
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Carlos Figueiredo, Superintendente da Rede Sus, disse que o serviço de neurocirurgia do Clériston tem crescido nos últimos anos. Ele comemorou os avanços e disse que o anúncio feito hoje trará mais benefícios para a população.

“Tínhamos algumas limitações, era uma base de 10 cirurgias por mês e hoje o hospital faz de 80 a 100/mês. Então o serviço se tornou uma grande referência em nosso estado, com equipamentos de última geração que permitem técnicas cirúrgicas mais avançadas. Estamos vivendo desafios a cada dia, então a gente fica feliz com essas conquistas”, comentou.

Cristiana França, diretora do Hospital Geral Clériston Andrade, afirmou que hoje fechou-se o primeiro ciclo na fase de modernização da unidade hospitalar.

“Essa enfermaria é totalmente humanizada, já estamos atendendo pacientes e agora vai aumentar nossa capacidade de atendimento nessa especialidade, que é tão importante”, declarou.

Ampliação de ambulatório da Santa Casa

secretaria de saúde roberta santana - ed santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sobre a ampliação do ambulatório da Santa Casa, a secretária Roberta Santana informou que os atendimentos serão nas áreas de oncologia, cardiovascular e urologia. Ela destacou a importância desse convênio e disse que a unidade de saúde tem sido uma rede complementar estratégica para a saúde em Feira de Santana.

“São 57 milhões investidos na Santa Casa para garantir o atendimento à população de Feira e região. Ampliamos recentemente o contrato cardiovascular, tivemos o retorno das cirurgias de cabeça e pescoço, ampliamos a parte de neurologia e radiografia”, disse.

Ela destacou que a principal estratégia do convênio é ampliar a possibilidade de atendimento ambulatorial e informou que o investimento de um milhão e 209 mil reais veio através de destinação de recurso do deputado Zé Neto.

“A gente tem a reforma e ampliação de oito ambulatórios. Temos a expectativa de atender 150 pacientes por dia. Com a reforma vamos ampliar a quantidade de especialidades ofertadas aqui e vamos poder garantir mais acesso à população”, disse.

deputada zé neto ed santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O deputado Zé Neto comemorou esses convênios e disse que está trabalhando constantemente para trazer recursos que possam gerar benefícios à população de Feira de Santana, especialmente na área da saúde.

“Estou oficializando 8 milhões e meio de reais de emendas para o Hospital Dom Pedro. Tem mais 5 milhões de reais para iniciar as obras do hospital do câncer. A secretária veio dá a ordem de serviço para início das obras da construção dos ambulatórios”, destacou.

A secretária Roberta Santana ainda informou que existe um pleito grande para que o Hospital Dom Pedro volte a atender pessoas com anemia falciforme e disse que o Estado está em tratativa para garantir esse atendimento à população.

Cirurgias eletivas

A secretária também falou sobre a contratação de cirurgias eletivas, que são cirurgias que podem ser agendadas. Para atender a demanda o Governo do Estado firmou uma parceria com a rede de Hospital Rafáh. Segundo ela, são 6 milhões de reais investidos.

“A Bahia foi destaque no ranking nacional na quantidade de cirurgias eletivas no ano passado, em um programa de redução de filas do Governo Federal. Foram 193 mil cirurgias feitas e muita gente não realizou a cirurgia, pois a demanda era grande devido ao período da pandemia. Só em Feira de Santana foram feitas 26 mil cirurgias. A gente fica muito feliz de garantir para a população de Feira um serviço de saúde de qualidade”, destacou.

anuncio saúde paulo josé acorda cidade (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A secretária Roberta informou que o contrato com o hospital Rafáh tem duração de um ano e pode ser renovado a partir do cumprimento das regras. Ela destacou que o Clériston hoje é dedicado a alta complexidade e que esses convênios com unidades particulares são importantes para os atendimentos.

“Se para um leito do Clériston para fazer uma cirurgia eletiva, eu deixo de operar um paciente de urgência e emergência, então uma estratégia dos governos federal e estadual foi ampliar as cirurgias eletivas com a rede privada. Temos um credenciamento aberto e qualquer hospital que tiver interesse de credenciar com o governo do estado e ofertar o serviço do SUS, estamos à disposição”, afirmou.

O médico Artur Jorge, da rede Rafáh, destacou que o objetivo desse convênio é operar mais de 4 mil pacientes que estão na lista única do Sistema Único de Saúde (SUS), para cirurgias nas áreas de oftalmologia, geral, ginecológica e urológica. Segundo ele, cerca de 500 procedimentos dever realizados por mês.

“A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) tem um programa chamado Lista Única e os pacientes são cadastrados via município. Através da Lista Única esses pacientes serão encaminhados para a cirurgia. Esse convênio tem a linha de financiamento SUS. São recursos estaduais e federais que irão arcar com todos os custos dos procedimentos”, afirmou.

O diretor médico da rede Rafáh, Marcos Ducas, destacou que as consultas ambulatoriais já devem começar a ocorrer a partir do mês de julho. Posterior a isso, serão lançados os nomes dos pacientes na Lista Única e eles devem começar a ser chamados para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

“A previsão é que os atendimentos já comecem em julho. Vamos trabalhar para receber a população. Estamos com tudo planejado e estruturado para começar os trabalhos”, disse.

Rastreamento do câncer de mama

Durante entrevista ao Acorda Cidade a secretária Roberta Santana também falou sobre uma carreta itinerante, que vai percorrer municípios da Bahia com serviços de rastreamento de câncer de mama. Ela informou que a carreta vai estar no período de julho a setembro nos municípios da região de Feira de Santana, onde mulheres de 50 a 69 anos vão poder fazer a mamografia gratuitamente. O cronograma com as datas e locais ainda será divulgado.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Ouça a entrevista na íntegra com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários