Entre 300 e 400 benefícios foram cancelados em Feira de Santana, a partir da atualização de cadastro que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com informações do secretário Maurício Carvalho, além da atualização dos dados com informações das famílias, pesquisadoras de campo também estão fazendo visitas às casas dos beneficiários.
Em entrevista ao programa Acorda Cidade, Maurício Carvalho explicou que o cancelamento ocorre quando a família não se enquadra mais no perfil do programa. Isso acontece por vários motivos, dentre os quais o aumento da renda per capta e aposentadoria. O secretário anunciou a criação do serviço disque-denúncia para facilitar o recebimento de informações.
O programa beneficia famílias de baixa renda, cujos filhos esteja matriculado na escola e com pelo menos 85% de frequência e o cartão de vacina das crianças de zero a seis anos atualizado. O processo de recadastramento visa justamente atualizar estas informações. “As pessoas tem que ter calma e tranquilidade, pois todos os casos serão atendidos”, afirmou o secretário.
Maurício Carvalho disse ainda que Feira de Santana está entre as cinco cidades brasileiras de maior eficiência em atualização cadastral. De 21.800 famílias cadastradas o trabalho atingiu mais de 20 mil.
No mês passado, conforme lembrou o secretário, foram desbloqueados 7.387 cartões que estavam com o suspensos por falta de informações sobre a frequência escolar. “Nesses casos não se trata de cancelamento, mas sim bloqueio, para que seja avaliada a pendência existente”, explicou.
Madalena de Jesus