Feira de Santana

Fechamento dos Correios e atendimentos de saúde são alvos de manifestação em Humildes

Com quase 40 mil habitantes, o distrito de Humildes não conta mais com os serviços dos Correios.

Fechamento dos Correios e atendimentos de saúde são alvo de protesto em Humildes _Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os moradores do distrito de Humildes, em Feira de Santana, planejam realizar uma manifestação neste sábado (20), para cobrar do poder público soluções para diversos problemas enfrentados pela comunidade. O protesto está programado para as 8h, em frente ao Clube Paroquial.

Uma das razões para a mobilização, é que, com quase 40 mil habitantes, o distrito de Humildes não conta mais com os serviços dos Correios. O posto que havia no local foi fechado permanentemente.

O aposentado João Maurício Oliveira Santos, residente no loteamento Genésio Moreira, contou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o fechamento do posto dos Correios acarreta vários problemas para os moradores.

Fechamento dos Correios e atendimentos de saúde são alvo de protesto em Humildes _Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A unidade dos Correios aqui em Humildes era um abre e fecha, mas já tem mais de seis meses que está totalmente fechada. O fechamento da unidade acarreta vários problemas para os moradores daqui de Humildes, porque nós ficamos sem receber as faturas dos cartões de crédito, os talões de cheques, correspondências normais e outros serviços prestados pelos Correios, que nós não temos mais acesso. Estamos isolados, praticamente”, reportou o morador.

Ele confirmou que os moradores já procuraram a sede dos Correios no centro de Feira de Santana, porém o problema não foi resolvido.

Após um protesto em julho do ano passado, os Correios informaram ao Acorda Cidade, que
foi informado que o contrato feito com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana foi encerrado e não houve renovação.

“Nós temos ido até a sede dos Correios em Feira e é um protocolo, uma verdadeira via Crucis para conseguir essas correspondências na central. Nós recebemos as correspondências diretamente na central. Temos que ir lá, nos Correios da Getúlio Vargas. É contar com a sorte. Foi o que restou para nós. É um distrito, mas totalmente desprovido. Com 37 mil habitantes, Humildes não tem uma agência dos Correios, que poderia prestar o serviço que prestava antigamente e entregar as correspondências em casa, como é o normal”, argumentou.

Fechamento dos Correios e atendimentos de saúde são alvo de protesto em Humildes _Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Unidade dos Correios está fechada há mais de 6 meses

Saúde precária

Além do fechamento da unidade dos Correios em Humildes, os moradores também enfrentam dificuldades na área da saúde.

“Nós estamos pedindo, apesar da deficiência de serviços ser muito grande, uma reestruturação da Policlínica, que é deficiente e o imóvel é muito pequeno para comportar os pacientes. Também a continuidade da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está totalmente parada e acredito que não tenha concluído nem 25% da construção. Nós temos essa preocupação de saber por que está parada, se houve qualquer tipo de entrave, que somos leigos nessa questão, porque uma obra pública tão importante e vital para a comunidade está abandonada daquele jeito”, afirmou João Maurício.

Ele reclamou ainda da falta de materiais e medicamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

“O atendimento aqui na área de saúde é totalmente precário. Reivindicamos essa UPA, a Policlínica, e tem duas unidades de atendimento à família, mas que funcionam de forma precária, às vezes falta medicamento, o básico, e até curativo.”

Construção de ciclovia

O morador João Adelmo informou que o protesto irá acontecer porque a população tem o dever o e compromisso de manifestar sua vontade e cobrar das autoridades.

“Nós, população, temos o dever e o compromisso de manifestarmos o nosso querer, junto às autoridades competentes, que aqui estão. Então, nós viemos aqui chamar a atenção do poder público, para que olhe para as necessidades do povo de Humildes, que hoje conta com quase 40 mil habitantes. E nós estamos sem os serviços dos Correios e com a construção da UPA parada. Também tem outros assuntos a serem abordados, mas a princípio estamos cobrando ao prefeito, governador, deputados estaduais que aqui se elegeram, para que tomem providência na construção da UPA de Humildes, que já vai fazer dois anos e ainda não saiu papel”, afirmou.

Outra reivindicação importante é a questão da estrada que liga o Fulô a Humildes, pois não tem acostamento e precisa construir uma ciclovia e um passeio para as pessoas fazerem suas caminhadas e se deslocarem de Humildes para o Fulô.”

João Adelmo relatou que há cerca de 15 dias um acidente entre duas motocicletas deixou duas pessoas feridas na estrada que liga Humildes ao Fulô.

“A gente precisa dessa construção, porque ali já teve vários acidentes com mortes. Em menos de 15 dias, teve um acidente com duas motos e as pessoas não morreram, mas tiveram ferimentos e fraturas expostas. Além da questão da velocidade, que precisamos de um redutor, um radar, para os veículos reduzirem a velocidade, e a construção da ciclovia e do passeio para que as pessoas possam trafegar com segurança”, completou.

Em nota, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos enviou a seguinte informação:

O Termo de Convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana para operacionalização de uma Agência de Correios Comunitária no Distrito de Humildes teve o prazo expirado em 2018 e não houve renovação. Os Correios aguardam o envio dos documentos pela Prefeitura para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e implantação da AGC Humildes.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Relembre:

Moradores do distrito de Humildes voltam a protestar contra fechamento de agência dos Correios

 Moradores protestam contra fechamento de agência dos Correios no distrito de Humildes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários