A procissão em homenagem à Senhora Sant’Ana reuniu milhares de pessoas na tarde desta sexta-feira (26), em Feira de Santana. Os fiéis se reuniram em demonstração de amor e fé. O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, destacou que essa é uma festa popular que está na cultura e na religiosidade do povo feirense e também pessoas de outros municípios, que vêm participar.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
“Durante nove dias realizamos a novena tradicional, momento forte de oração e reflexão. Hoje é o dia de Sant’Ana e São Joaquim. Santana é padroeira dessa catedral e da cidade de Feira de Santana. A tradição diz que Sant’Ana é a mãe da mãe do nosso senhor Jesus Cristo”, afirmou.
O Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, também participou da procissão. Ele lembra que essa é a 29º vez que participa.
“São 29 anos que estou em Feira e nunca perdi uma procissão. Aqui é uma manifestação pública de fé. Quando os fiéis participam, eles querem dizer, através da presença, que acreditam em Deus pela intercessão dos santos. Essa multidão de pessoas, vindas de vários lugares, quer dizer que acredita em Deus e acredita que é possível santificar-se imitando a vida dos santos”, disse.
Segundo Dom Itamar, a devoção à Senhora Sant’Ana começou há 292 anos. Uma tradição, que ele defende que deve ser mantida e passada de geração em geração.
“São quase três séculos e nós devemos manter essa tradição. Que nossos descendentes possam dizer que receberam essa tradição de fé, devoção e respeito”.
Exemplo de fé, Jorge Alves da Costa, participou da procissão, mesmo diante de todas as dificuldades de locomoção. Ele tem 50 anos, teve paralisia infantil aos 2 e utiliza uma bicicleta de três rodas para se locomover. Ao Acorda Cidade ele conta que saiu do bairro Papagaio até o centro da cidade usando essa bicicleta.
“Tive que sair duas horas antes para chegar a tempo, pois é uma dificuldade, nas subidas fica meio pesado, mas vale a pena para participar da procissão. Minha vida é para glorificar ao pai, então vale a pena. Sei que Ele existe e me ama, para mim o milagre é todo dia. Só pela dificuldade que tenho e eu ter forças para levantar todos os dias, isso para mim já é um milagre”, afirmou.
Dona Creuza Maria Moreira da Silva, 69 anos, que frequenta a Paróquia Senhor do Bonfim, participa da procissão há cerca de 50 anos. Segundo ela, uma tradição passada da avó e dos pais e que ela segue cumprindo.
“Isso aqui para mim é a busca pela paz para o mundo inteiro, além de muita fé e gratidão. Hoje eu vim pagar uma promessa, pois uma prima nasceu com um problema de saúde e eu falei que se não fosse grave, eu ia pagar a promessa acompanhando senhora Sant’Ana”.
Procissão de Senhora Sant'Ana em Feira de Santana pic.twitter.com/NmzlEQhi6m
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) July 26, 2024
Fé e devoção: milhares de fiéis participam da procissão em homenagem à Senhora Sant'Ana https://t.co/HjtjIz6L9u pic.twitter.com/XbNjeWAVDM
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) July 26, 2024
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Dom Itamar afirma que procissão dedicada à Sant’Ana em Feira é a maior do Nordeste
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram