Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, é celebrado o Dia de Santa Bárbara, também conhecida como a protetora contra raios, trovões e mortes repentinas.
A santa também é representada na umbanda como a Orixá ‘Iansã’, e considerada uma guerreira, senhora das almas, dos ventos e tempestades, que protege os fiéis de todos os ataques, sejam eles físicos ou espirituais.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em Feira de Santana, uma ampla programação será realizada nesta quarta. A celebração pelo dia da santa teve início com uma missa no Santuário Senhor dos Passos e, contou com a presença de muitos fiéis, vereadores, secretários municipais, além do prefeito Colbert Martins.
Moradora do distrito de Humildes, Maria Feliciana, 89 anos de idade, contou que chegou cedo no Santuário. Ao Acorda Cidade, ela contou que sempre participa das programações.
“Cheguei cedo aqui na igreja, vim de Humildes. Estou hoje aqui pedindo bênçãos para Santa Bárbara, pedindo bênçãos ao meu pai Senhor dos Passos, sou devota de Santa Bárbara, participo todo ano desta missa e neste ano eu peço que Ela possa me abençoar, abençoar meus filhos e meus netos”, contou.
Com o mesmo nome da santa, Bárbara Pinto contou à reportagem do Acorda Cidade que neste ano, o pedido é de paz para o mundo inteiro.
“Todos os anos eu participo desta missa. Além de ser próxima da minha casa, também é caminho para meu trabalho. Hoje o meu pedido é que Santa Bárbara nos conceda paz, o mundo precisa de paz”, disse.
Quem também esteva presente na missa de Santa Bárbara, foi o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, que ficou internado por quatro dias, após ser acometido pela dengue.
Ao Acorda Cidade, o gestor informou que voltou a trabalhar na última segunda-feira (2).
“A gente não tem ideia de como um pequeno inseto pode tirar a gente do ar. Hoje é o sétimo dia que estamos saindo deste processo, foram quatro dias internado, mas já estamos voltando com as nossas atividades, na realidade, eu já estava na secretaria na segunda, ontem trabalhei e hoje, estou aqui no Santuário Senhor dos Passos, agradecendo a Deus e a intercessão de Santa Bárbara, neste dia que homenageamos Ela. Perdi 10kg, foram dias difíceis, muitas dores, febre altíssima, mas estamos de volta”, declarou.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também destacou a tradição que sempre é realizada em Feira de Santana, que começa com a missa seguida de procissão, confraternização no Centro de Abastecimento e depois, distribuição do caruru.
“Hoje é Dia de Santa Bárbara, uma tradição que nós temos, principalmente no Centro de Abastecimento e, eu como católico, lembro muito bem desta santa que teve a cabeça decapitada pelo próprio pai há milhares de anos e um raio, atingiu ele no mesmo instante. Hoje é um dia de agradecimento, um dia de lembrança, respeitamos todas as religiões de matrizes africanas, porque todas estão reunidas em celebrar o dia de hoje, é mais do que uma tradição, é um agradecimento”, declarou.
Ao Acorda Cidade, o prefeito também pediu intercessão de Santa Bárbara na aprovação do pagamento dos precatórios dos professores da rede municipal.
“Hoje irei acompanhar toda a programação, mas também pedindo que Santa Bárbara apossa ajudar na aprovação dos precatórios dos professores. Eu acho que já demorou muito, essa será uma bênção para os professores que estão na ativa, assim como os que estão aposentados, que Santa Bárbara possa colocar tranquilidade para os vereadores”, concluiu.
Após a missa, teve início uma procissão com o andor de Santa Bárbara com destino ao Centro de Abastecimento, local onde a santa é considerada como padroeira dos feirantes.
Um samba de roda também está programado para esta quarta-feira e cerca de 2 mil pratos de caruru serão servidos para os devotos, feirantes e visitantes no Restaurante Popular.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram