Feira de Santana

FamilySearch: explore a maior árvore genealógica do mundo e descubra familiares de forma gratuita

Você pode acessar os serviços de forma online e também nos centros de FamilySearch mais próximos de sua residência.

Foto: Mathias Sallit
Foto: Mathias Sallit

O FamilySearch, um serviço fornecido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a auxiliar pessoas na descoberta de suas raízes genealógicas.

Seu compromisso com a importância da família transcende fronteiras culturais, étnicas e religiosas, oferecendo recursos gratuitos para pesquisas em registros familiares ao redor do mundo. Contando com o suporte de voluntários, o FamilySearch se estabeleceu como a maior organização de genealogia global, colaborando com arquivos e igrejas em mais de 100 países desde 1894.

A Árvore Familiar do FamilySearch é a maior árvore familiar online do mundo que guarda informações de mais de 1.2 bilhões de antepassados. De forma gratuita oferece acesso a bilhões de registros online. Todo mês, mais de três milhões de pessoas usam os registros, recursos e serviços do FamilySearch para descobrir mais sobre sua história da família.

Para saber mais detalhes sobre essa ferramenta de genealogia, o Acorda Cidade conversou com Viviam Santos, consultora de Templo e História da Família da Estaca Kalilândia, em Feira de Santana.

Foto: Arquivo Pessoal

“O FamilySearch é financiado pela igreja e oferece ferramentas gratuitas para ajudar as pessoas a descobrirem sua genealogia. Um dos objetivos do FamilySearch, ou pelo menos o principal deles, é fazer com que cada pessoa descubra a história da sua família, descubra a sua origem e seus antepassados. Basta acessar o site, ele é acessível a todos, não só para os membros da Igreja de Jesus Cristo, mas para todos aqueles que têm interesse, por exemplo, para quem quer adquirir uma segunda nacionalidade e aí precisa comprovar uma linhagem. Ele pode conseguir isso por meio dessas pesquisas de história da família. Então é para todos, não é só para os membros da Igreja e, como consultora do FamilySearch, eu posso dizer que todos serão muito bem-vindos, serão muito bem-recebidos, porque essas ferramentas, esse acervo de registros é para o uso de todos, não é só para os membros da Igreja”, explicou.

Como funciona

Além de ser uma árvore colaborativa, a ferramenta permite que seus usuários acrescentem informações de sua própria família, mantendo registros de pessoas do mundo inteiro, como destacou a Viviam.

“O FamilySearch coleta registros como certidões de nascimento, certidões de casamento, de óbito, batismos, e tudo isso é feito com parcerias. Essas parcerias são feitas com as instituições mantenedoras desses registros, como cartórios, igrejas e arquidioceses. Existe essa parceria, essas instituições pegam esses registros, digitalizam e os devolvem para as mesmas entidades responsáveis, todos digitalizados e esses registros ficam no site e à disposição de todo aquele que quiser usar, todo aquele que quiser fazer pesquisas e formar sua árvore genealógica”, indicou.

Foto: Mathias Sallit

Os próprios usuários e membros da igreja ajudam na indexação, compartilhou a consultora.

“A organização do FamilySearch conta com o serviço de seus usuários, então são voluntários que ajudam nesse processo de indexar esses registros. Ou seja, eles pegam os registros, essas informações, indexam, que nada mais é do que pegar os dados daquele registro e colocar numa espécie de formulário e isso facilita demais durante a pesquisa para encontrar os documentos de pessoas que podem fazer parte de nossa linhagem familiar. Ao pesquisar dentro do sistema, você digita o sobrenome, além de outros dados, e aí você vai pesquisando pessoas que podem ser seu familiar ou não”, detalhou.

Como começar a sua árvore

No site familysearch.org é possível encontrar centros de FamilySearch mais próximos de sua residência, que estão distribuídos por capelas, em Feira de Santana e diferentes regiões do Brasil e do mundo, para quem quiser visitar e precisar da ajuda de algum voluntário.

“Você entra no site e você vai encontrar lá tanto o contato dos consultores responsáveis como também o endereço pra saber o mais próximo de sua casa e aí você faz o agendamento”.

Familiares de Viviam Santos fazendo a árvore familiar | Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, no site você pode buscar outros recursos e orientações, como saber o significado do seu sobrenome.

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias acredita que a família é a organização mais importante da sociedade e do plano do Pai Celestial. Nós acreditamos que as famílias podem ser eternas e que somos todos parte de uma mesma família, a família de Deus. Então, esse, digamos assim, é o projeto ambicioso do FamilySearch, conectar todos, por entendermos que somos todos uma só família, da família de Deus. Vamos ficar muito felizes em recebê-los”, frisou.

Ao Acorda Cidade, Ighor Simões contou que criou a conta no site do FamilySearch pouco tempo após ter conhecido a Igreja, há 7 anos, quando aprendeu a respeito da importância da família e do trabalho genealógico.

“É uma sensação única conhecer os nossos antepassados e saber de onde viemos. Todas as pessoas que fazem genealogia ficam surpresas, porque descobrimos coisas que nem imaginamos sobre nossa família. Já tive muitas alegrias proporcionadas pelo trabalho genealógico. Encontrei muitas gerações da minha família, pessoas de vários países. São tantos familiares que chega a ser inacreditável, é uma surpresa e tanto. Descobri até que um parente meu do México foi o inventor da televisão com cores. Isso é muito legal. Na minha árvore familiar conheço até o nome de pessoas que nasceram antes de Cristo. Eu pensava que isso era impossível”, disse.

Árvore genealógica de Ighor Simões: Foto: Arquivo Pessoal

Ighor pontuou também que além de conhecer as raízes, o objetivo principal do trabalho genealógico realizado na Igreja é conhecer os nomes de familiares e do máximo de gerações que for possível encontrar.

“Com isso, podemos levar os nomes deles para o templo, local muito sagrado para nós, onde realizamos cerimônias sagradas por eles, a fim de ajudá-los a conhecerem o evangelho de Jesus Cristo, onde quer que estejam. Acreditamos na vida após a morte e que as famílias podem ser unidas para sempre no mundo vindouro”, complementou.

3 passos para começar sua jornada de história da família

  1. Aprenda com os familiares vivos: um primeiro passo importante é entrar em contato com aqueles que já sabem partes da história.
  2. Veja o que outras pessoas já descobriram: um parente distante pode já ter encontrado informações sobre seus antepassados. Isso pode incluir detalhes da vida, fotos ou histórias.
  3. Encontre detalhes sobre o antepassado nos registros históricos: igrejas, governos e outras organizações documentaram eventos importantes da vida por gerações.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários