A comunidade de Feira de Santana, familiares e amigos se despediram na manhã desta sexta-feira (9), de Elizabete Dias Marques, que faleceu na quinta-feira (8) aos 96 anos. O velório de Elizabete aconteceu na Capela São Francisco do Dispensário Santana, instituição que muito contou com sua solidariedade e parceria desde a sua fundação. Uma missa foi realizada para dar o último adeus.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Ainda na quinta-feira, a prefeitura de Feira decretou luto oficial de três dias no município. Elizabete era uma pessoa muito querida por todos que a conheciam. Por duas décadas ela atuou no serviço público da cidade. Foi professora concursada, trabalhou como tabeliã, além de colaborar com as ações do Dispensário Santana até os finais de seus dias.
O Acorda Cidade esteve no velório de Elizabete para acompanhar o último adeus a essa personalidade ilustre de Feira de Santana. Irmã Rosa, coordenadora do Dispensário, conviveu com ela por muito tempo. Ela falou sobre Elizabete.
“Elizabete foi uma pessoa que podemos dizer especial aqui na face da Terra. Aquela mulher conhecida, amada nessa terra de Feira de Santana porque muito serviu a essa comunidade feirense. Elizabete era aquela mulher que testemunhou a sua vida pela fé, pela doação, pelo serviço, por tudo aquilo que a caracterizou, sempre a mulher despojada, simples, mas que vivia para servir e amar o outro. Então a figura que passou a sua vida construindo o bem e deixa para todos nós esse legado bonito de amor e serviço a nossa terra”.
Conforme o relato carinhoso de Irmã Rosa, Elizabete parecia até uma funcionária da instituição, do tempo que se dedicava ao Dispensário. Ela sempre se fazia presente nas atividades e ações para a comunidade.
“Elizabete foi uma pessoa muito amada por Deus, esse é o amor que Deus lhe tinha, ela procurava fazer refletir também no amor para o outro, ela deixará muitas saudades, vai deixar um vazio muito grande, mas Elizabete permanecerá viva em nossos corações, em nossa memória e nos atos tão cheios de vida e de amor que ela realizou aqui na Terra. Nós agradecemos a solidariedade, essa presença amiga desde ontem quando a notícia do seu falecimento foi divulgada, sobretudo na parte da tarde, que a área do Dispensário, aqui a casa, foi tomada por umas pessoas que vieram prestar essa solidariedade e a sua última homenagem. Deus a tenha em seu coração lá no seu reino e Elizabete de onde se encontra lá do coração de Deus continue olhando aqui para o Dispensário Santana”, declarou Irmã Rosa.
Maria do Carmo, uma das integrantes do Dispensário, também esteve no velório para se despedir. Ela também falou sobre a importância de Elizabete para toda a comunidade.
“Eu vejo a Elizabeth como um esteio muito forte ajudando a Irmã Rosa a segurar essa obra. A gente sabe o quanto é importante ter uma força do lado da fundadora, das pessoas mais importantes assim que cuidam da obra. Então a Elizabete era aquela força, o braço direito de Irmã Rosa e o quanto ela mobilizou toda a comunidade de Feira de Santana juntamente com ela para sustentar essa obra; e essa obra chegou como está por conta delas duas, de outras pessoas e outros empresários. Ela arrebanhava esses colaboradores. Então isso é muito importante para uma obra social. O fundador não faz a obra sozinho. É com a ajuda das pessoas que contribuem”.
Natural de São Gonçalo dos Campos, filha de agricultor, Elizabete passou a infância no distrito de Mercês, depois se mudou para Feira de Santana onde desenvolveu todo um trabalho de amor e fraternidade as pessoas que mais precisavam. Maria do Carmo relembrou o quanto ela sempre foi uma pessoa simples, devota a Deus, que tinha um compromisso admirável com a obra social.
Irmã Rosa ainda agradeceu por toda a dedicação de Elizabete através de uma mensagem.
“Todo o nosso agradecimento a Deus pela Vida , Missão e Caminhada, durante toda a sua existência no meio de nós, a Elisabete Dias Marques. Foi o próprio JESUS, que nos disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao pai, senão por mim.” Jo 14,6. Foi nesta certeza que Elizabete trilhou a sua caminhada, na certeza da ressurreição e na promessa da imortalidade que nos consola. Nossa Irmã Fraterna, Madrinha, Amiga de todas as horas. Elizabete “combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé. Resta-lhe agora receber a Coroa da Justiça, que o Senhor, Justo Juiz lhe concederá. “Tm 4,7-8. Dai-lhe Senhor o repouso eterno! E brilhe para ela a Vossa Luz!!! Nossos sinceros sentimento a toda sua família Marques e a todos da Família Dispensário Santana, na pessoa de Irmã Rosa Aparecida”.
Elizabete foi sepultada no Cemitério Piedade na manhã desta sexta-feira (9).
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Elizabete Dias Marques morre aos 96 anos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram