Feira de Santana

Família que autorizou doação de órgãos de jovem busca contato com paciente que recebeu o coração

O transplante de coração foi o primeiro realizado após quase dois anos sem ocorrer o procedimento na Bahia.

Foto: Divulgação/HGCA
Foto: Divulgação/HGCA

Na última quarta-feira (4), um jovem de 29 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, diagnosticado com morte encefálica. Apesar do momento de dor, a família do rapaz através de um ato de amor, coragem e generosidade, decidiu doar os seus órgãos. Entre os receptores estava uma mulher de 49 anos que estava em estado grave e recebeu o coração do jovem logo na madrugada de quinta (5), no Hospital Ana Nery, em Salvador. 

O transplante de coração foi o primeiro realizado após quase dois anos sem realização do procedimento na Bahia. O comando da equipe de transplante foi realizado pelo médico feirense, Jackson Brandão.

Ao Acorda Cidade, a esposa do tio do doador, Jucélia Peixinho Martins, contou que a decisão foi tomada pelo irmão do jovem, por ser parente de primeiro grau, já que seus pais não puderam estar presentes. O pai encontra-se operado e a mãe estava em São Paulo. 

“Meu sobrinho ficou sensibilizado, sabendo que essa pessoa precisava de um coração e resolveu assinar para fazer a doação de órgão”, explicou. 

Segundo Jucélia, o rapaz não possuía problemas de saúde. Ela disse que ele já chegou ao HGCA em coma, suspeitando da morte encefálica e os médicos já perguntaram sobre a possível doação.  

Conforme a tia, ela tem a informação que além coração, foram doadas também as córneas do sobrinho.

“A família ficou feliz porque também estava salvando uma vida que estava necessitando de um órgão”, declarou em entrevista ao Acorda Cidade.  

A família agora tem esperança de saber informações após a realização do transplante para se aproximar da pessoa que hoje carrega o coração do jovem rapaz. A tia disse que não houve contato por parte da receptora, mas que eles têm expectativa de encontrar com a mulher para quem sabe, sentir um conforto.  

“Desejamos saber o telefone para conversar, não para exigir nada, mas quem sabe para até se encontrar pessoalmente”, explicou.

O telefone de contato da família do jovem que doou os órgãos é: 71 9281-7209

Leia também:

Corrida contra o tempo: coração é transportado de Feira de Santana para Salvador em tempo recorde com apoio da PRF

Médico feirense comanda equipe que realizou transplante de coração em Salvador

Com informações da repórter Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários