Lembranças

Exposição retrô celebra a história dos videogames e encanta gerações em Feira de Santana

A exposição, que contou com a parceria da equipe do Museu Retro Game Bahia, trouxe mais de 40 itens, levando o público a uma brilhante volta no tempo.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A paixão pelos videogames antigos ganhou espaço em uma exposição especial realizada neste fim de semana em Feira de Santana. Organizada por vários colecionadores, como Wellington Carneiro Sena, de 71 anos, o evento celebrou a cultura dos consoles retrô e videogames, atraindo jovens e adultos fascinados pela nostalgia dos jogos eletrônicos.

A exposição, que contou com a parceria da equipe do Museu Retro Game Bahia, trouxe mais de 40 itens, levando o público a uma brilhante volta no tempo através do mundo dos games. O encontro atemporal aconteceu no campus da Unifacs, no bairro Santa Mônica.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o colecionador Wellington Carneiro Sena trouxe à tona a nostalgia dos consoles retrô que atraiu visitantes de todas as idades. Para quem não sabe, “consoles” são microcomputadores pequenos que servem para jogar videogames.

Feira de video games
Wellington Carneiro Sena | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Apesar de ser eletricista, foi no comércio dos games que ele descobriu sua paixão e passou a ser um colecionador de videogames ainda nos anos 90.

“A ideia de colecionar videogames começou nos anos 90, quando eu trabalhava com eletrônica comercial. Naquela época, o Atari estava em alta, depois vieram o Nintendinho, o Super Nintendo, e assim fui me apaixonando e criando minha coleção. De lá para cá, foi juntando e fizemos dois eventos por ano. Fizemos eventos no Modelo, na Uneb, em Alagoinhas, e três eventos no Amélio Amorim. Antes da pandemia, tivemos dois eventos no Sesc. Agora, este é o nosso primeiro evento desde a pandemia”, conta Wellington.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na exposição, consoles clássicos como Super Nintendo, Mega Drive e Atari encantavam aqueles que atualmente só conheciam os jogos modernos, como PlayStation 5 e Xbox One X. Segundo Wellington, o gráfico e a jogabilidade dos antigos são incomparáveis. “Hoje tudo é bonito visualmente, mas falta aquela jogabilidade única dos jogos de antigamente”.

O acervo da Retro Game Bahia foi uma paixão adquirida com muito esforço ao longo do tempo, como explicou o colecionador. “Isso é um fanatismo bom. Quanto mais a gente tem, mais quer. A gente parou um pouco com a pandemia, mas agora estamos reativando tudo. Esse é o primeiro evento para abrir as portas e, a partir daqui, retomar os eventos”, acrescentou Wellington.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os visitantes, especialmente os mais jovens, ficaram encantados ao ver de perto consoles que só conheciam pela internet. Marcelo Silva, de 16 anos, estudante do ensino médio, falou sobre sua experiência.

“Tem videogames aqui que eu só conhecia por vídeos no YouTube, mas agora tive a oportunidade de vê-los pessoalmente e até tocar nos consoles antigos. É emocionante ver tudo isso preservado.” Seu favorito era o PS2, lançado em 2000, e o Nintendo 64. “Passei horas jogando no PS2 Slim preto, foi algo marcante na minha infância”.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Marcelo Silva | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Questionado sobre a diferença entre os consoles antigos e os modernos, Marcelo disse: “Na minha opinião, os antigos eram melhores. Eram mais acessíveis. Hoje em dia, um PlayStation 5 custa mais de mil reais”.

Para ele, esses eventos também são importantes para mostrar à juventude como era antigamente, ainda mais em uma época em que as pessoas estão cada vez mais presas à vida digital.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A exposição também recebeu Jonas Antônio Eloy, 34 anos, vendedor e colecionador, conhecido por sua extensa coleção de Nintendo em Feira de Santana. Ele começou a colecionar aos 25 anos.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Jonas Antônio Eloy | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Comecei com o Nintendo 3DS, o WoW de 3DS, modelo pequenininho. Ali era um sonho que eu tinha, conquistei ele, aí depois fui em busca de jogos, fui conhecendo outras plataformas da Nintendo como o Nintendo DS, que é um modelo mais antigo. Depois eu tive o Nintendo GameCube, tive o Nintendo Wii U, tive a maior coleção de Nintendo GameCube da cidade, isso está no YouTube registrado, quem quiser pesquisar. Atualmente, eu tenho a maior coleção de Nintendo Wii da cidade”.

Eloy possui mais de 300 jogos físicos originais, além de ser referência em configurações exclusivas no Brasil. De consoles de mesa e portáteis, são 50 jogos. O Nintendo Wii configurado por ele custa em torno de R$ 600 e funciona em TVs modernas com adaptadores HDMI. Quem quiser adquirir pode entrar em contato pelo número (75) 99187-8519.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Jonas também mantém um canal no YouTube, Jonas Eloy Games, onde registra sua coleção.

Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, Wellington revelou que está reabrindo aos poucos a exposição permanente, que deve ficar localizada no segundo andar da WL Eletrônica, na Rua JJ Seabra. “Quem quiser nos visitar pode entrar em contato pelo número (75) 99259-4948”, informou.

Exposição de videogames retrô em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sobre os planos para o futuro, ele disse: “Como estamos recomeçando agora, ainda precisamos fazer reuniões, mas a pretensão é expandir e voltar ao que éramos antes.” A ideia é voltar a abraçar todas as gerações que ainda são apaixonadas pelos jogos de antigamente.

“As crianças dos anos 90, que cresceram comigo, continuam vindo aos eventos, agora como adultos. Quando fazemos um evento, a maioria deles aparece. Isso é muito gratificante”, concluiu Wellington.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários