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A experiência de implantação do sistema do BRT em Feira de Santana, cujo modelo é considerado um dos mais econômicos, será mostrada durante o XIX Congresso Latino-Americano de Transportes Públicos e Urbanos. O evento ocorre no período de 7 a 11 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, e contará com a participação do consultor André Fialho, engenheiro responsável pela elaboração do projeto feirense.
André Fialho vai proferir palestra sobre “Projeto do BRT em uma cidade de porte médio com horizonte de 20 anos e baixo custo. Feira de Santana – Brasil”, no dia 9, uma quarta-feira. “É uma experiência bastante interessante, principalmente em relação à região Nordeste, onde Feira de Santana é pioneira. As demais, em outras regiões, como em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, foram implantadas em função das Olimpíadas”, frisou.
Além do custo considerado por técnicos como relativamente baixo, estimado em torno de R$ 5 milhões por quilômetro, o que não inclui os túneis, André Fialho destaca ainda a importância do projeto em função de sua vida útil. “A previsão é de operar tranquilamente durante 20 anos, já a partir do final do próximo ano. Somente depois disso que será necessário se pensar algo com mais capacidade de transporte”, avaliou.
Nesta etapa, conforme o técnico, o projeto do BRT em Feira de Santana está sendo implantado com corredores das avenidas Getúlio Vargas e João Durval, com implantação de terminais e estações de transbordo. Já em funcionamento, as empresas de ônibus que operam o sistema entrarão com a contrapartida adquirindo uma frota de ônibus articulado, com investimentos previstos em torno de R$ 10 milhões.