Feira de Santana

Exército realiza apresentações para aproximar comunidade do 35º BI

No período da manhã foram apresentadas missões, operações voltadas diretamente para a garantia da lei da ordem, entre outras atividades.

Programa Conheça seu Exército no 35º BI
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (30), foram realizadas diversas atividades com apresentações e instruções no 35º Batalhão de Infantaria (35º BI) de Feira de Santana. As ações do “Programa Conheça seu Exército” tiveram início às 8h e foram encerradas por volta das 17h.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Ao Acorda Cidade, o comandante do 35º BI, tenente-coronel Cristiano Guedes, explicou que um dos objetivos da ação foi apresentar o programa e, através dele, as ações desenvolvidas pelo Exército. 

Programa Conheça seu Exército no 35º BI
Coronel tenente Guedes | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estreitar os laços com a sociedade feirense e aproveitamos a oportunidade também de agregar a nossa família militar onde as esposas militares também estão participando da atividade e, exatamente, a gente poder realmente apresentar o nosso Exército. Então, iniciamos aqui com a apresentação institucional falando sobre o Exército, sobre o 35º BI e fizemos algumas demonstrações para o nosso público”. 

No período da manhã foram apresentadas missões e operações voltadas diretamente para a garantia da lei da ordem, teve também exposição de materiais, equipamentos e viaturas de dotação do Batalhão Sentinela do Sertão.

“Fizemos uma palestra institucional falando do Exército, onde a gente apresentou principalmente os valores do Exército, patriotismo, civismo, espírito de corpo, fé na missão e aprimoramento técnico-profissional, que é mantido nesses valores em todos os tempos, então desde a época que remonta a existência do Exército na guerra do Guararapes, Batalha de Guararapes em 1648 e até hoje. Além disso, primamos por falar algumas características da profissão militar e principalmente a missão constitucional do Exército, que é a defesa da pátria, à garantia da lei da ordem, dos poderes constitucionais, salvaguardando os interesses nacionais e bem como também a promoção do desenvolvimento nacional e do bem-estar social”.

Além disso, teve instruções voltadas para operações principalmente para o ambiente de Caatinga, o qual o órgão atua com o Batalhão Sentinela do Sertão.

Programa Conheça seu Exército no 35º BI
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje, o Exército possui equipamento de alta tecnologia, temos a tendência e, possivelmente futuramente, iremos ser aquinhoado com outros materiais, e sempre visando aprimoramento técnico-profissional dos nossos militares, acompanhado principalmente também do avanço tecnológico. Hoje o nosso fuzil IA-2, que já tem a mira holográfica, que facilita bastante o nosso pessoal a tomar a posição de tiro, a efetuar o tiro com precisão e, principalmente, também a capacitação dos nossos militares para utilizar esse material, é de suma importância”.

Valores reforçados por Camila Guedes, esposa do tenente-coronel Guedes, que também participou da ação.

Programa Conheça seu Exército no 35º BI
Camila Guedes | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Isso aqui é muito importante para que a gente entenda um pouco como funciona o batalhão, como funcionam os militares, como os nossos maridos trabalham, às vezes a gente fica muito a par do que eles estão fazendo, do que é que tem dentro do batalhão, e isso aqui é mais para a gente conhecer e interagir um pouco mais”. 

Paulo Henrique Pinto foi um dos destaques das palestras. O soldado, que também é técnico de enfermagem, foi treinado pelo Exército da Colômbia e trouxe para o evento a Medicina de Combate.

Programa Conheça seu Exército no 35º BI
Soldado Pinto | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O nosso material aqui tem um emprego específico, especialista na questão de medicina de combate, direcionado a um atendimento específico ao ambiente e a condição que ele permite fazer um atendimento. Então a gente trata desde hemorragias avançadas até um controle e um manejo de vias aéreas, coisas delicadas que levam à morte rapidamente, mas que a gente consegue dar uma sobrevida ao paciente muito fácil com um manejo durante um conflito de combate, a gente consegue trazer e manter a vida do paciente ali”.

O soldado ainda ressaltou a importância de saber agir rápido dentro de um ambiente de combate para salvar vidas. Durante sua apresentação, ele trouxe coisas simples que podem auxiliar no socorro.  

“Porque a questão da atuação não é só você saber fazer, mas é você aprender a conviver com o ambiente e manejar todo o trabalho dentro daquele ambiente de combate”. 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram