A convite do Instituto Pensar Feira, o ex-senador, Waldeck Ornélas, especialista em planejamento urbano-regional e com uma trajetória marcante na política e gestão pública do Brasil, realizou uma palestra em Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (13).
Com o tema: Feira de Santana: desafios e expectativas, o evento ocorreu no edifício Multiplace, localizado na Avenida João Durval Carneiro.
Ornélas, que exerceu mandato no Senado entre 1995 e 2003 e foi secretário de planejamento do Estado da Bahia em duas ocasiões, encerrou sua trajetória na política há 22 anos. Desde então, voltou a atuar como técnico em planejamento, desenvolvimento urbano e regional. Graduado em Direito, foi bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA) e possui especialização na Universidade Nacional de Engenharia, no Peru.
Durante a palestra, ele abordou o posicionamento de Feira de Santana no cenário econômico e logístico da Bahia. Ao Acorda Cidade, explicou sua abordagem no evento.
“A convocação que recebi é Pensar Feira. Tenho me dedicado ultimamente a estudar toda essa questão da infraestrutura na Bahia. Escrevo regularmente artigos sobre esse tema e vou examinar exatamente, vou tentar abrir uma discussão sobre como Feira se posiciona nesse cenário. Feira teve um grande ciclo de desenvolvimento lá atrás e está na hora de começar um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou.
Segundo Ornélas, a cidade tem potencial para retomar um novo ciclo de crescimento, com foco na logística e infraestrutura.
“Feira precisa retomar todo esse pico de desenvolvimento nas diversas frentes de atuação, a partir, a meu ver, de uma variável estratégica que é a logística. Feira de Santana é, não só a maior cidade do interior da Bahia, mas é sobretudo a maior cidade do interior do Nordeste. Podemos ter um porto seco, podemos ter novas frentes nesta área. Apresentamos um pouco desses novos horizontes, essas novas necessidades a partir de uma análise da evolução e do que é hoje o cenário da feira”, destacou o ex-senador ao Acorda Cidade.
O empresário Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, ressaltou a importância da palestra e da experiência do convidado para discutir o tema.
“Ninguém melhor do que o professor Waldeck Ornélas para vir aqui falar sobre esse tema. Ele é um conhecedor da economia da Bahia como um todo, e particularmente de Feira de Santana. Nós precisamos nos orgulhar que Feira de Santana é a 34ª maior cidade do país. É maior do que mais de oito capitais”, disse.
O empresário enfatizou que os moradores de Feira de Santana precisam ter consciência da força econômica da cidade.
“Nós, feirenses, temos que primeiro ter consciência das nossas possibilidades, da pujança que é Feira de Santana. E nós estamos cada dia mais dando exemplos. Há pouco tempo, de repente Feira Santana inaugura aqui quatro supermercados, todos eles tendo sucesso, então nós temos que ter essa consciência”, disse.
Piaggio também destacou a atuação do Instituto Pensar Feira e sua participação em debates sobre o desenvolvimento da cidade.
“O Instituto Pensar Feira nasceu em 2011, levou um período um pouco desativado, mas voltamos e estamos atuando em diversas frentes importantes. Entre elas o do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Feira de Santana. O Instituto teve uma contribuição muito grande para a atualização dele, na medida que percebemos que ele tinha mais de 20 anos. Temos perspectiva de melhorias para a cidade e o prefeito José Ronaldo está dialogando muito com a sociedade. Nós achamos que é um momento muito importante para Feira de Santana”, afirmou.
O evento reuniu representantes do setor público e privado, além de profissionais interessados no desenvolvimento urbano e econômico da cidade.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.