Feira de Santana

Ex-reitor da Uefs busca reparação de empresa aérea; voo precisou ser alternado para Maceió

Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor contou detalhas de como tudo aconteceu. 

Avião é filmado pousando com motor desligado ao ter voo desviado para Maceió
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na última quarta-feira (17), o ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e professor da instituição, Evandro do Nascimento, levou um susto durante o voo 4262 da empresa Azul Linhas Aérea, quando retornava de Recife para a cidade de Feira de Santana. Segundo o professor, o avião teve panes no motor enquanto estava no ar, o que aterrorizou todos os passageiros. Além de problemas no voo, o ex-reitor relatou que houve problemas com a reorganização da viagem.

Evandro Nascimento Reitor da Uefs_ Foto Ney Silva_Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Eu estava no voo da Azul dia 17 de janeiro, que partiu do aeroporto de Recife às 12h e 25 minutos e, por volta das 13h, provavelmente já tínhamos entrado no estado de Alagoas. Eu percebi que a turbo-hélice número dois do lado direito do avião parou de funcionar e nós percebemos também que o avião entrou em um procedimento de buscar pousar em algum aeroporto mais próximo, o que depois foi confirmado pelo comandante da aeronave. Apesar da situação, a tripulação conduziu muito bem todo esse processo, o comandante certamente seguiu os protocolos de segurança indicados pela companhia aérea e autoridades aeroviárias. E assim, por volta das 13h horas e 15 minutos, o avião pousou no aeroporto de Maceió”, relatou Evandro ao Acorda Cidade. 

O professor pontuou que não seria possível reprogramar outra aeronave, porque o aeroporto de Feira não funcionava à noite.

“O que esperávamos era poder ter uma reprogramação de outra aeronave ou de sermos encaminhados para Salvador. Foi então em solo, no guichê da Azul, que fomos informados que não tinha passagens disponíveis para todo mundo e que não seria possível ir para Salvador. Também não seria possível reprogramar outra aeronave, porque o aeroporto de Feira não funcionava à noite, que era quando provavelmente a Azul conseguiria mobilizar outra aeronave do mesmo porte. Então nós fomos encaminhados de ônibus até Feira de Santana, 37 passageiros. É um ônibus que não era novo, que visivelmente tinha um tempo de uso considerável. Um ônibus que teve duas vezes a parada do ar-condicionado e as pessoas ficaram bastante desconfortáveis”, relatou Evandro.

Ainda segundo Evandro, o ônibus fornecido também não oferecia as condições básicas para a viagem.

“Não foi fornecida água no ônibus e crianças ficaram também sem acesso à água até uma parada no estado de Sergipe. O banheiro não tinha iluminação. Imagine viajar a noite com o banheiro sem iluminação? E o motorista dirigiu por 12h quando a legislação sobre descanso do motorista disse que o tempo máximo que o motorista pode dirigir, por questões até de segurança, é de 7h20 minutos. Então o motorista fez uma jornada de trabalho maior do que é normatizado quando deveriam ser dois motoristas” contou o professor ao Acorda Cidade. 

Em publicação nas redes sociais, ele informou que, em conjunto com os outros passageiros, vai processar a empresa pelo descaso e a falta de segurança que sofreram durante a ocorrência no ar e no retorno para Feira de Santana. 

“Acho que a Azul está pecando na contratação desse serviço de ônibus e os passageiros ficaram muito indignados com esse tratamento que tem um tanto de descaso e nós estamos com um grupo de pessoas buscando um processo judicial para as devidas reparações da empresa Azul”, comunicou. 

Confira o relato publicado nas redes sociais: 

“Foi um susto. Mas está tudo bem. Vindo no voo Azul 4262, de Recife para Feira de Santana, o motor 2 da aeronave parou em pleno voo. Graças à competência do comandante da aeronave, foi feito um pouso de emergência no aeroporto de Maceió. Isso não foi o pior. A pior notícia foi a Azul mandar todos os passageiros de Maceió para Feira de Santana em ônibus, numa viagem de oito horas, alegando que o aeroporto de Feira de Santana não opera após as 17h. Não daria para reprogramar outro voo hoje. Aliás, o voo de Feira para Recife deveria ter sido cancelado. Um voo por dia não garante redundância”, publicou.

O que diz a Azul

Ao Acorda Cidade a Azul reforçou que a aeronave não pediu emergência de pouso, o mesmo aconteceu normalmente e em segurança. 

A empresa aérea destacou que por questões técnicas precisou alternar o voo AD4262 (Recife-Feira de Santana) para Maceió e que também por questões técnicas precisou cancelar o voo AD4263 (Feira de Santana-Recife).

“A companhia ressalta que os Clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e estão sendo reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, informou.

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Cristiano Silva

Até que enfim o nobre professor Evandro pôde viver um dia sentindo na pele o que este governo atual prega: “Socialismo pra massa e Capitalismo pra mim”!

Laion

TERIA QUE AGRADE ÇER A DEUS POR ESTÁ VIVO, E ESQUECER UM POUCO DINHEIRO A MAIS NO BOLSO COM INDENIZAÇÃO, O SER HIUMANO É MUITO USURAVÉL, SÓ PENSA EM DINHEIRO O TEMPO TODO, E ESQUECE ATÉ QUE DEUS EXISTE, E OLHA QUE NÃO SIGO RELIGIÃO DEFINIDA, MAS DEUS ESTÁ COMIGO O TEMPO TODO E AGRADEÇO A ELE POR EXISTIR E VIVER COM O POUCO QUE TENHO.

Isabel dos Santos

Agora estou com medo de comprar as minhas passagens desse primeiro semestre.
Sempre viajo nessa linha.

MARCONE FERREIRA DE AMORIM

Acredito eu. que na aeronave existia um ser desumano ignorante cheio de eco*
Por isso. A viagem teria quer ser de via terrestre pra poupar os demais.ou seria uma queda por causa de um ou dois tripulantes#!#!#!

Fsa

***
Se caísse e ele descesse a ladeira pra Goiás iria cobrar a quem???
Tudo hoje é real.

É CORRETO, SIM!!

Viajar de Maceió, até Feira de Santana, em ônibus precário, não está nos planos de ninguém, principalmente, após uma situação de risco que foi enfrentada por todos os passageiros, que têm direito a um tratamento digno por parte da companhia aérea, que disponibilizou um ônibus precário para fazer uma longa viagem noturna, com passageiros de diversas idades.
A companhia aérea, tem capacidade financeira de acomodar todos os passageiros em um ônibus digno. Ou você duvida?
Estão corretos, todos aqueles que ingressarem com ação judicial.
Falha com a aeronave, pode acontecer. O que não pode acontecer, é tratar mal o seu passageiro.

MARCONE FERREIRA DE AMORIM

A queda talvez mudaria opiniões.!

MERECIAM MELHOR TRATAMENTO

Ótimo, que o avião não caiu, não é mesmo?
O que todos reclamam, é da precariedade do ônibus em todos foram colocados, onde todos sabem da capacidade financeira da companhia aérea, que poderia, perfeitamente, ter acomodado todos os passageiros num ônibus digno, concorda?
Ou você queria passar pelo susto durante o voo, e complementar a sua viagem num ônibus, que comprovadamente não tinha a mínima condição de fazer a viagem para a qual foi designado…
No dos outros, sempre será refresco. EMPATIA, essa é a palavra que falta no seu dicionário.

Edvan Santos maia

O ser humano perdeu a empatia, se coloque no lugar desses pais e mães de família que não viajaram “de graça” pela empresa. As vezes é melhor fechar a boca e amarrar os braços.