Laiane Cruz
Familiares, amigos e colegas de profissão homenagearam, na tarde desta terça-feira (2), no Parque Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa), o ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, Marcus Vinícius Alves, assassinado há três anos no mesmo local, enquanto trabalhava.
No dia do assassinato, ocorrido em uma sexta-feira, dois homens chegaram e dispararam os tiros no guarda municipal, que estava no quiosque do parque. A mãe de Marcus Vinicius, Zilda Alves dos Santos, parabenizou a iniciativa da homenagem.
“Achei muito lindo, melhor que ele estivesse aqui. Rezo todos os dias pra Deus colocá-lo em um bom lugar. Ele era bom filho, bom para minha mãe, bom neto, para mim foi ótimo filho”, afirmou emocionada.
A presidente da Associação dos Guardas Municipais, Ângela Porto, lembrou das ações do ex-comandante. “Nós entendemos que Marcus Vinícius foi um marco para Guarda Municipal de Feira de Santana e foi um divisor de águas. A Guarda Municipal existe há 124 anos, eu sou concursada da guarda há 13 anos, e Marcus entrou há menos de seis anos e fez a diferença. Ele modificou a guarda. Antigamente, nós éramos vigias de portão e ele comprou essa briga e com a palavra dele de que os corajosos mudam a história ele fez a diferença”, declarou.
Ela afirma que Marcus foi reconhecido a nível nacional e foi referência para todas as guardas da Bahia. De acordo com Ângela, todos têm um carinho enorme por ele, e para ela nada é mais justo do que homenagear a família de Marcus nesse momento de dor.
“No tempo de Marcus Vinicius a gente tinha uma Guarda mais atuante. Cada um faz a sua gestão, mas Marcus tinha na veia o anseio de uma guarda atuante, que olhasse para a população e de uma polícia comunitária. Nós temos várias lideranças hoje na Guarda Municipal, mas nenhuma com o destaque a nível nacional e reconhecido como Marcus. Marcus trouxe o estatuto, plano de cargos e salários, hoje nós somos valorizados, e mesmo não fazendo o serviço que ele fazia, temos o reconhecimento da população”, disse a presidente da associação.
O secretário municipal de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, considerou também a homenagem justa. “Marcus Vinícius teve a oportunidade de comandar a guarda municipal e todos nós que estamos tendo a oportunidade de conviver com os guardas municipais, estamos acompanhando sempre o relato deles que falam de Marcus sempre com muito carinho e muito respeito”, destacou.
Ainda de acordo com Pablo Roberto, a Guarda Municipal mantém o seu papel institucional de cuidar do patrimônio público e fazer a prevenção da violência. Ele informou que dentre as ações que estão sendo realizadas em favor da Guarda, está uma reunião, marcada para amanhã, às 8h30, na sala 5 da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), próximo à Matriz, que irá tratar da implantação do plano operacional e administrativo da Guarda Municipal.
“O Objetivo da construção desse plano é justamente dar um norte às ações, o que é que a guarda faz, quais são suas competências, seus limites de atuação, e ter um plano muito claro para que toda a população feirense possa conhecer de fato qual é o papel da Guarda Municipal”, salientou o secretário.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.