Feira de Santana

Estudantes de curso técnico de enfermagem fazem doação coletiva de sangue na Hemoba em Feira de Santana

Assistente social da Hemoba, falou sobre a necessidade da doação, especialmente nesse período do ano.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um grupo de 24 estudantes do curso de técnico de enfermagem da Escola Profissional de Enfermagem de Feira de Santana realizou na manhã desta quarta-feira (22), uma doação coletiva de sangue na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na Avenida Presidente Dutra.

Manoela Soares, estudante do curso técnico de enfermagem, destacou que a ideia da doação partiu de uma professora e que a turma abraçou a ideia.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos felizes por isso. Agradecemos muito pela ideia da professora, que nos incentivou, e não vamos parar por aqui. Espero que outras empresas sigam esse exemplo. Queremos que esse ato não fique conosco, mas que possa ser acolhido por outras instituições, por outras turmas, outras empresas que possam reunir seus funcionários, seus liderados, para que venham doar sangue e salvar vidas”, afirmou.

A professora Ana Cláudia Oliveira, que é enfermeira e preceptora da Escola Profissional de Enfermagem de Feira de Santana, explicou como surgiu a ideia de mobilizar os estudantes.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu vejo muito nas redes sociais as pessoas solicitando doação de sangue para um familiar, um amigo, então tive a ideia, mostrei para os alunos a importância, eles abraçaram e hoje estamos aqui. O propósito é a doação realmente, mas também mostrar a necessidade do outro, do bem, de você ser importante a ponto de fazer algo que vai beneficiar o outro e salvar vidas”, destacou.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Janete Fama, assistente social da Hemoba, falou sobre a necessidade da doação, especialmente nesse período do ano em que as doações costumam diminuir e a demanda continua alta. Ela destacou a importância da mobilização desses estudantes.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente sente um grande prazer em recebê-los, porque além do estoque estar baixo, nós percebemos também que esse movimento pode agregar outras pessoas que também querem fazer parte desse ato tão bonito de solidariedade cristã”, disse.

A assistente social afirmou que o número de hospitais que foram credenciados à Hemoba aumentou e isso aumentou também a demanda. Ela informou que o estoque está precisando de doações, especialmente do sangue de fator negativo.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse é um período que nós realmente estamos precisando em relação à doação. Esse período que as pessoas estão de férias, tem baixado o número de pessoas aqui”.

Para fazer a doação de sangue é necessário que a pessoa esteja bem alimentada e leve documento original com foto.

A Hemoba atende em Feira de Santana o Hospital Clériston Andrade, o Hospital Estadual da Criança, Hospital da Mulher, Hospital Dom Pedro de Alcântara, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outras unidades de saúde.

doação de sangue hemoba (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários