Empatia

Estudante leva mensagens de empatia e saúde mental no trânsito de Feira de Santana 

Com um simples gesto, o jovem se aproxima das pessoas, traz alento, empatia e reflexão para você pensar o quanto sua existência é importante.

Estudante leva mensagem sobre saúde mental no trânsito de Feira de Santana - ft - Paulo José - acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Quando alguém enfrenta momentos difíceis, uma mensagem de apoio pode fazer toda a diferença. Consciente disso, o estudante de filosofia, Mazo Sete, sempre busca uma forma de transmitir uma palavra de ânimo para quem precisa. Na segunda-feira (18), a reportagem do portal Acorda Cidade o flagrou na avenida João Durval, em Feira de Santana em uma de suas ações de empatia. Com um simples gesto, o jovem se aproxima das pessoas, traz alento, e reflexão para o quanto suas existências na Terra importam.

Estudante leva mensagem sobre saúde mental no trânsito de Feira de Santana - ft - Paulo José - acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com um cartaz dizendo ‘Obrigado por você não ter desistido!’, ele explicou que estava realizando aquela ação para alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental, além de trazer conforto e atenção para quem precisa.  

“Uma sociedade que não prioriza a saúde mental é uma sociedade primitiva. A cada 40, 45 minutos no Brasil, uma pessoa comete suicídio e para uma pessoa que comete suicídio, outras 20 tentam e não conseguem. Então acredito que essa mensagem, que eu fiz, esse cartaz, toca nas pessoas que já tentaram suicídio e não conseguiram, as pessoas que já pensaram nisso e as famílias das pessoas que porventura já passou por algo semelhante na vida delas”, relatou. 

O estudante contou que teve a ideia a partir da construção da frase e que, ele queria expandir para muitas pessoas. 

“Eu estudo filosofia e dentre várias ideias, essa frase foi se construindo aos poucos na minha mente. Logo em seguida, coloquei isso nas minhas redes sociais, depois fiz uma camisa com essa frase e tive que tentar alcançar um pouco mais além. Por isso que eu faço essa ação na Avenida João Durval”. 

Sempre no mesmo local, em frente ao Colégio Estadual Odorico Tavares, Mazo passa a sua mensagem e encontra também o conforto de muitas pessoas que, além de receber suas palavras, se solidariza com sua ação e chega mais perto para trocar com ele, seja com palavras de agradecimento ou testemunhos.  

“Essa ação mudou minha vida. Pessoas que param o carro, atravessam, me encontram no meio do canteiro e pedem para me abraçar e começam a chorar. Gente passando e buzinando, porque tocou essa frase, tocou nessa pessoa de uma forma que eu não sei explicar, mas tocou de uma forma positiva. Eu acho muito complicado a gente viver nessa vida de só pensar em acumular, só pensar no próprio umbigo e a gente não dar um bom dia para uma pessoa”, declarou.

Além do mais, o estudante também trouxe uma reflexão importante sobre a empatia e os tipos de relações que as pessoas estão construindo enquanto sociedade. 

“A gente muitas vezes coloca a bíblia debaixo do braço, passa por uma pessoa no meio da rua e não dá uma atenção. Será que isso é ser cristão? A gente tem que se colocar. O que Jesus faria? Eu digo que a minha religião é tentar andar os passos de Jesus na terra. É muito difícil, mas eu acredito que esse seja o melhor direcionamento que uma pessoa pode ter na vida”.

Através da mensagem que ele oferece ao próximo, ele afirma que se sente mais vivo ainda. No meio do seu cotidiano, ele tira um tempo para ir até a rua levar uma mensagem de agradecimento e paz, que pode transformar. 

“Me sinto mais vivo ainda. Tocando as pessoas de uma forma positiva”, disse. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
SUPER SINCERO !!!

O Paulo entende da história *** Mas deixa eu falar uma coisa aqui.
Acho que *** essa onda de dar abraço, desabafar e passar mensagem para o público, é uma forma dele se libertar de algo que o persegue,coisa assim.
Se ele tivesse se candidatado a vereador em 2020,com os 2.084 votos que teve para deputado federal, estaria hoje como vereador,pois alguns eleitos que estão na Câmara de vereadores hoje,tiveram bem menos que os votos dele .
Faltou se organizar,se tivesse de vereador hoje, não estaria segurando placa no meio da avenida. Só mais um político querendo destaque. Abraços a todos.

PAULO ROGERIO RAMOS DOS SANTOS

Saudações aos leitores.

Não sei a quem a Núbia se referiu,mas vamos lá.
Esse rapaz aí pelo que me lembro,é morador aqui de nossa cidade,até onde sei no bairro CASEB. O nome dele é Damazio Santana dos Santos,o mesmo foi candidato a Deputado Federal,teve a casa pichada com a frase “FIQUE NA SENZALA” ele deixou suas atividades trabalhistas para cuidar da mãe que sofre de DEPRESSÃO, que segundo ele teria condições de cuidar da mesma,na matéria publicada no G1 Ba em 21/09/22 ele dizia se sentir anestiziado, que suportava a situação e tinha preocupação com quem não tinha a tal anestesia que ele tinha,tipo,paciência, experiência,etc. Sou negro e lhes afirmo,o lugar que Damazio se refere,e que ele mesmo diz que não o aceitam,está vago para todos em minha opinião,o problema é que as vezes a pessoa já tem algo pra lutar e quer realmente aparecer, ele já tem a mãe dele pra cuidar,a vitória sobre a cura dela já seria a maior vitória dele,mas…..Essa luta que vocês tanto correm atrás,não vai acabar nunca. Quem se lembra do caso da Rosa Parks? Que se negou a dar o lugar no ônibus a um branco? Carolina Maria de Jesus e seus relatos em DIÁRIO DE UMA FAVELADA,ai vem a lista….Patrice Lumumba,Luiz Gama,Maicon X,Lélia González,Bob Marley,Martin Luther King,Mandela,Nina Simões, Alice Walker…..UFA…..vou parar por aqui, pois a lista é entensa dos que lutaram contra o racismo e de nada adiantou,até hoje só existem protestos,mudança nenhuma,.
Agora procure os negros de destaque em nossa cidade,empresários, fazendeiros,homens de liderança e os pergunte se eles sofrem com essa de racismo?? Minha mâe sempre me disse que o que importa não é se a pessoa é negra,ou albino,ou seja lá que cor for,é a sua referência pessoal que importa,se vai impactar ou se só vai ser mais um na sociedade. Tomara que essa tal anestesia dele nunca passe. Pois pessoas bem resolvidas,são bem recebidas seja lá onde for,agora ficar nessa de aparecer pra se destacar pra nada? Que DEUS nos livre de todo o mal,amém!!!

Núbia

Se vc soubesse o quao grandiosa é essa atitude. Uma palavra, um abraço e um sorriso tbm salva vidas , a depressão começa pelo silêncio de muitos. Quem tira a própria vida, não avisa o que vai fazer. A depressão muitas vezes pra muitos é falta do que fazer. È uma pena que no mundo existam pessoas assim que nem vc com essa mentalidade retrógrada. Felicidades.

QUEM NÃO TEM O QUE FAZER PROCURA.

Núbia,me perdoe se de alguma forma lhe afetei com meu comentário, não tenho a mente fechada nem antiga,acompanho muito as mudanças desse nosso mundo,só não vejo mudança nenhuma com certas ações,mas me perdoe de coração, na vdd ninguém nunca sabe o que um depressivo passa,pois são ocultos e mudos na maioria das vezes. Mas uma vez deixo meu pedido de desculpas. Felicidades pra você também.

QUEM NÃO TEM O QUE FAZER PROCURA.

O cara ficar com uma placa na mão ajuda em que mesmo? OBRIGADO POR NÃO TER DESISTIDO DE QUE ?? é cada comentario de merda que tem aqui. O cara só queria aparecer e apareceu. Ele vai ficar 10 anos segurando essa placa pelas ruas? Vai procurar o que fazer rapaz.

Carlos

Nasci nu, estou vestido!

SCAR

Essa sociedade de ***, gente frágil, esse cara tem uns 60 anos que estuda né? Deixa a natureza levar os mais fracos, seleção normal da vida!

Carlos

Parabéns cara, não te conheço mas dá pra notar que é um grande ser humano! Deus te abençoe!

Biro

Ações simples que ajuda muitas pessoas.👏

Maira

Tive a satisfação de conversar com Mazo, pessoa de coração grande e de muita simplicidade, momento muito agradável. Novamente o parabenizo por sua ação linda, e relembra que muitas pessoas estão sendo impactadas positivamente com essa mensagem. Gratidão

JULIANA

Já o vi algumas vezes. Deus abençoe e fortaleça ele, com esse projeto muito bonito.

Diogo Borges

Bom garoto