Moradoras da Rua Lírio dos Vales, no bairro Baraúnas, em Feira de Santana, relataram ao Acorda Cidade os problemas que estão enfrentando com um esgoto que fica em frente às residências deles. A lama e o mau cheiro afetam parcialmente a via que precisa urgente de saneamento básico.
Segundo Vanda Duarte, o mau cheiro está invadindo as casas e prejudicando a rotina dos moradores.
“Além do mau cheiro, o esgoto que ninguém pode ficar na porta, as crianças não podem brincar. E já foi solicitado várias vezes para a Embasa. Ela vem, desentope, mas o problema continua. Tem uma rua que as mães não podem trazer as crianças. Tem que fazer o percurso maior para a escola. Inclusive, eu estou com vários protocolos anotados”, relatou.
Após tantas tentativas, a moradora contou que desistiu de entrar em contato com a Empresa Baiana de Água e Saneamento, que segundo ela, é a responsável pela manutenção da rede de esgoto.
Ainda segundo Vanda, um fiscal da empresa esteve no local e apresentou um projeto para trocar a tubulação, colocando uma canilha maior, mas não retornaram para resolver o problema.
Marilene Santana Pereira sabe bem os problemas do esgotamento. Moradora há 40 anos, ela relata como tem sido afetada.
“Eles vêm, limpam e no outro dia volta. Quem tem que resolver é a Embasa. O meu banheiro, a gente lava, na mesma hora está cheio de lama, com água de esgoto. Não pode nem entrar”, disse.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram