Mais uma escola municipal foi inaugurada na manhã desta terça-feira (23), em Feira de Santana, a Dr. Nilton Bellas Vieira, no Parque Getúlio Vargas. De acordo com o prefeito Colbert Martins, que participou da solenidade, há 42 anos a unidade foi criada e agora segue sendo reformada e ampliada para atender mais 350 estudantes do Grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um investimento de cerca de quatro milhões.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A escola possui sete salas de aula climatizadas, sala de recursos, brinquedos sensoriais, cantina, refeitório, quadra de esportes, laboratórios e banheiros com acessibilidade. Novos chromebooks também foram disponibilizados.
Ao Acorda Cidade, o gestor do município falou que eram 250 estudantes matriculados, capacidade que deve ser ampliada para mais 350. Ele também falou sobre o sistema de reaproveitamento de água que deve beneficiar a escola e se estender a outras unidades, além de postos de saúde e o Hospital da Mulher.
“Temos calhas em todos os telhados. Significa que toda água que vem da chuva é reaproveitada para utilização, inclusive, para molhar as partes de grama existentes nessa escola. Estou fazendo hoje uma contratação para poder expandirmos a quantidade de energia solar e o principal são os telhados. O que nós queremos é colocar à disposição a quantidade de telhados disponíveis e que tenham suporte. Não adianta a gente querer chegar aqui e botar uma quantidade de placas aqui em cima. Tem que ver o suporte que o telhado tem para poder fazer isso”. Um interesse, segundo Colbert, econômico e sustentável por parte da prefeitura.
Ainda segundo Colbert, em cinco meses foram entregues, inauguradas, reconstruídas ou reformadas cerca de 60 escolas municipais. Até setembro, nove devem ser entregues oficialmente.
A secretária de Educação do município, Anaci Paim também participou da solenidade e falou ao Acorda Cidade sobre o perfil das escolas que estão sendo inauguradas pelo poder executivo.
“Todas têm a mesma estrutura, tem uma área destinada aos serviços administrativos, secretaria, diretoria, sala de professor, sala de direção, tem cozinha ampla, refeitório amplo, sala de recursos multifuncionais para atender a pessoa com deficiência, laboratório de ciências e de matemática, salas de aulas espaçosas com ar condicionado, pátio coberto para desenvolver atividades lúdicas. Então o conceito que você desenvolve para garantir que tenha maior durabilidade do prédio, um piso de alta resistência, revestimento de parede, ar condicionado em todos os ambientes, viabilizando também mais conforto e segurança para as nossas crianças”, disse.
Todas as unidades contam com uma nutricionista, que segundo Anaci, são divididas em média por 10 escolas da mesma área.
“Elas vão, acompanham o cardápio, muda o cardápio quando há alguma necessidade, se tiver alguma criança com alguma intolerância alimentar também é preparado esse cardápio, todas as crianças tem um desjejum e depois tem mais tarde uma alimentação completa, que é comida de verdade. Ela almoça, sai da escola bem alimentada”.
Gestores, professores, secretários municipais, inclusive, a nova secretária de Juventude, Suelen Assis, participaram da solenidade.
Veja mais fotos:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram