Gabriel Gonçalves
Atualizada às 15h18
Uma confusão entre a equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e comerciantes do Centro de Abastecimento foi registrada na manhã desta quarta-feira (25), gerando grande repercussão nas redes sociais.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Centro Cristiano Gonçalves, explicou que toda ação fez parte da fiscalização rotineira da equipe e a confusão foi iniciada por conta de mercadorias que estavam em local impróprio.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
"O que aconteceu não foi um conflito, são ações de fiscalizações que acontecem durante a rotina aqui no Centro de Abastecimento, tentando ordenar e organizar essa parte da Ceasa, inclusive uma solicitação por parte dos comerciantes. Infelizmente uma dessas pessoas, que nem é daqui de Feira de Santana, é de fora e comercializa aqui, inclusive o pessoal chama ele de 'forasteiro', esse cidadão já tem várias queixas contra ele. Ele que comercializa frutas quer colocar a mercadoria onde ele acha que deve colocar, então a fiscalização chegou para impedir esta ação, sendo que esta não é a primeira vez que ocorre. Eu já estive presente em outras ações e fui desrespeitado, onde ele disse que coloca as mercadorias onde ele achar melhor, então na manhã de hoje aconteceu essa situação", explicou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Durante a exibição do vídeo, é possível perceber um tiro, onde muitas pessoas começam a dispersar do local. De acordo com Cristiano Gonçalves, a equipe de fiscalização não trabalha com equipamentos letais.
"A fiscalização não trabalha com arma, com relação ao vídeo, eu não sei o que aconteceu lá no local. Eu só sei dizer que essa equipe da prefeitura não trabalha com armas, e se houve alguma situação em relação a isso, não foi por parte da equipe que trabalha na fiscalização", destacou.
O secretário municipal de Agricultura Pablo Roberto, informou a reportagem do Acorda Cidade que a pedido do prefeito Colbert Martins, uma sindicância será aberta para que todos os fatos sejam apurados.
"Ao ter conhecimento do fato que aconteceu hoje pela manhã no Centro de Abastecimento, imediatamente nós entramos em contato com a direção do local, que nos informou que todas as segundas, quartas e sextas, aumenta muito o número de pessoas lá no Centro. Uma equipe de fiscalização coordenada pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) dá apoio aos fiscais do Centro e houve esta situação hoje, onde um conflito entre ambas as partes aconteceu. Nós adotamos todas as providências e atendendo um pedido do prefeito Colbert, uma sindicância será publicada para que todos os fatos sejam apurados e que a verdade possa virar conhecimento de toda a população feirense", disse.
Ainda com relação aos feirantes, o secretário explicou que um cadastro está sendo realizado, como forma de revitalizar o espaço melhorando o atendimento à população e para quem trabalha no Centro.
"Aquelas pessoas que trabalham de forma irregular, nós estamos realizando um cadastro, estamos adotando medidas também desde o início do mês, identificando quem é quem, qual o tamanho do espaço de cada uma, qual o tipo de produto que comercializam, se é da cidade ou não e estamos correndo contra o tempo para que possamos ter um resultado positivo o quanto antes. Acredito que até o dia 10 de setembro, estamos aí concluindo esse processo. Estamos também pensando na estrutura do estacionamento de carros particulares, com também dos outros estacionamentos de carga e descarga, vamos organizar os acessos de mão única daquelas duas principais vias que ficam próximas da Avenida de Canal e assim, estamos fazendo esse grande esforço para que o Centro de Abastecimento possa melhor atender a população de Feira de Santana", concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade