Entrevista

Residência Médica em Oftalmologia de Feira de Santana tem credenciamento do MEC e do CBO

A Clihon é a primeira unidade privada do interior do país a implantar a Residência Médica credenciada pelo CBO, presente em apenas 16 estados do Brasil. Na Bahia, o último credenciamento ocorreu há 34 anos. Durante a entrevista, o médico Hermelino Neto ressalta a importância dessa conquista.

 

Daniela Cardoso
 
O médico, Hermelino Neto, que é coordenador da Residência Médica do Hospital de Olhos de Feira de Santana, Clihon, esteve no programa Acorda Cidade desta terça-feira (27) para falar sobre a Residência Médica em Oftalmologia, que tem o credenciado do Ministério da Educação (MEC) e recentemente recebeu o credenciamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 
 
A Clihon é a primeira unidade privada do interior do país a implantar a Residência Médica credenciada pelo CBO, presente em apenas 16 estados do Brasil. Na Bahia, o último credenciamento ocorreu 34 anos. Durante a entrevista, o médico ressalta a importância dessa conquista
 
A residência existe?
 
foi instalada pelo MEC um ano, e estamos instalando oficialmente essa Residência Médica, porque conseguimos um credenciamento duplo. Conseguimos um credenciamento pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que é super difícil. O Conselho tem um critério muito rígido de seleção, e Feira de Santana agora faz parte de um conjunto de apenas 50 unidades do país que tem esse credenciamento
 
O que é Residência Médica?
 
É uma modalidade de pós-graduação em medicina para o médico recém formado na faculdade. Ele faz seis anos do seu curso tradicional e é formado como médico geral, depois ele faz um concurso, que tem as vagas extremamente reduzidas, com uma concorrência muito grande, em que o serviço credenciado pelo MEC vai oferecer ao médico pós-graduado a possibilidade de ter um título de especialista. 
 
Qual a duração?
 
O MEC que determina isso e nosso curso é de três anos.
 
Dentro da especialização, o aluno pode se especializar em outras áreas dentro da oftalmologia?
 
A nossa proposta é bem moderna e oferecermos a população ambulatórios de sub-especialidades. Teremos ambulatórios de glaucoma, retina, córnea, sempre com profissionais habilitados naquela área em que vai atuar juntamente com o residente. 
 
É durante esse curso que o profissional escolhe a área que vai atuar?
 
Durante os três anos o residente mostra sua habilidade em determinada área e vai direcionar a sua residência.
 
São quantas vagas?
 
Atualmente temos 4 vagas, duas vagas pelo MEC e duas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
 
Os atendimentos oferecidos a população são gratuitos?
 
Todo atendimento é gratuito de acordo com uma tabela do MEC, por isso é importante que os órgãos de saúde olhem o serviço de residência como possibilidade de ofertar mais serviços a população. 
 
A residência médica já atende pelo SUS?
 
Já atendemos. Inclusive com possibilidade de adaptação de lente de contato, atendimento de oftalmologia pediátrica, transplante de córnea, doenças externas oculares, atendimento e cirurgia de glaucoma e principalmente a cirurgia de catarata, que é a principal causa de cegueira no nosso país.
 
Onde funcionada a Residência Médica?
 
Na avenida Sampaio, nº 543, no centro da cidade.
 
Como será a marcação das consultas?
 
Atualmente é feito através do sistema de regulação da prefeitura.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários