Educação

Osvaldo Barreto: exoneração de Eutímio Almeida foi uma decisão política

O secretário de educação Osvaldo Barreto falou ao Acorda Cidade sobre o resultado do concurso público para professor, a demissão de Eutímio Almeida, aumento salarial e outros assuntos

Edição: Roberta Costa

Na manhã desta quinta-feira (30), o secretário de educação Osvaldo Barreto concedeu uma entrevista ao radialista Dilton Coutinho, tratando de temas como o resultado do concurso público para professor, divulgado terça-feira (28), do Pacto pela Educação, aumento salarial e outros assuntos de interesse de pais, alunos e professores. O Governo do Estado divulgou, na edição do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira (28), o resultado final do concurso público para professor da rede estadual de ensino. São 5.003 mil candidatos classificados, sendo que 3,2 mil vagas serão preenchidas imediatamente e o restante ficará para cadastro de reserva.

Osvaldo Barreto, como será a contratação desses novos professores?
Nós decidimos com esse concurso, formar um banco de reserva. Os professores que irão compor esse banco de reserva, serão chamados a medida que a secretaria tiver necessidade. A rede estadual possui 37 mil professores, a movimentação é grande, com aposentadorias, problemas de saúde e demissão. A medida que forem surgindo vagas reais, iremos utilizar o cadastro de reserva. Mas, 3,2 mil vagas serão preenchidas imediatamente. Fazer concurso não é uma equação fácil. Desde agosto de 2009, quando assumi a secretaria, anunciei que iria fazer esse concurso e o trabalho só foi concretizado agora. Pretendemos estabilizar o quadro de professores de cada escola da rede estadual, melhorando a qualidade de ensino. Esse é um esforço muito grande, são mais de 3 mil novos servidores, um investimento imenso.

Porque as escolas não têm o mesmo padrão de qualidade em todos os lugares?
Temos 1,476 mil escolas na Bahia, fora os anexos. Escolas excelentes, com alto padrão de qualidade. Porém, não é fácil você fazer um investimento que mude a qualidade do conjunto das escolas. O que o governo está fazendo é, formar mais 500 escolas, passar o dinheiro para que elas mesmas façam as mudanças na escoa.

Quando os professores terão aumento salarial?
Em novembro teremos um reajuste salarial real de 4% dos salários dos servidores. Estamos cumprindo o acordo feito em 2008, estamos arcando com nossas obrigações.

Com esses novos professores, a Prestação de Serviço Temporário (PST) vai acabar?
Acabar de vez com o PST não é possível. Existem processos problemáticos e tem regiões em que você não encontra professor. Precisamos de um PST. Iremos terceirizar cerca de cinco mil empregos para melhorar a qualidade do atendimento nas escolas. O processo de licitação já está pronto, fechamos o processo essa semana e em breve teremos novidades sobre esse assunto.

E a reclassificação dos professores aposentados que tiveram grande perda de salários?
Certamente não se dará pelas vias administrativas.

A exoneração de Eutímio Almeida do cargo de diretor da Direc 02 foi administrativa ou política?
O preenchimento de cargos do Estado é uma negociação política. Temos que olhar os critérios técnicos, mas é uma composição política. A mudança foi feita por uma pessoa que já trabalha na Direc, não foi uma mudança fora do quadro. Portanto, é uma mudança administrativa que ganha conotação política. Eutímio fez um bom trabalho, é muito sério e dedicado com a educação. Liguei ontem para ele agradecendo o período em que trabalhamos juntos, tenho o maior respeito por ele.

O que é o Pacto pela Educação?
É um acordo firmado entre a Secretaria de Educação e todos os municípios baianos para garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Vemos que nessa fase da educação temos um abandono muito grande dos alunos e a taxa de reprovação é elevada. O projeto visa garantir que toda a criança tenha educação básica de qualidade. Para isso vamos promover a formação dos professores, distribuição de material didático, para aumentar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio
 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários