Daniela Cardoso
Entrevista
Hábitos de vida saudáveis são grandes aliados no tratamento contra o diabetes
A Médica Gerusa Brandão lembrou que os sinais mais comuns da doença são a sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar muitas vezes, difícil cicatrização de feridas, visão embaçada, cansaço e infecções frequentes.
Ontem (14), foi lembrado o dia mundial do diabetes e para falar sobre este assunto a médica endocrinologista Gerusa Brandão, esteve no programa Acorda Cidade. Ela lembrou que os sinais mais comuns da doença são sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar muitas vezes, difícil cicatrização de feridas, visão embaçada, cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença. Gerusa ressaltou a importância de uma vida com hábitos saudáveis
Acorda Cidade – Em algumas doenças existe o caso do abandono do tratamento, no caso do diabetes se isso acontecer o paciente pode ir a óbito?
Gerusa Brandão – Pode sim, inclusive o grande problema do tratamento do diabetes, é a falta de adesão ao tratamento.
AC – Existe um grande índice de abandono do tratamento da diabetes?
Gerusa Brandão – Sim, por conta de que é uma doença silenciosa, então muitas vezes o paciente está com a glicemia de 200 e aquilo ali vai gerando dano celular nos órgãos com comprometimento renal, ocular, na visão ou nos nervos. Só que na verdade ele tem poucos sintomas. Principalmente no tipo 2 que os sintomas são muito discretos em algumas pessoas.
AC – São muitas consequências que a doença causa ao organismo?
Gerusa Brandão – Sim. Muitas e graves, mas é importante gente ressaltar que ao contrário também naqueles pacientes que você tem um controle adequado, que adere a atividades físicas regulares, que faz um equilíbrio alimentar com a diminuição da gordura que é o grande vilão, eles vão ter uma qualidade de vida boa e impedir as complicações.
AC- O que é importante para a pessoa se prevenirem e não adquirir a diabetes?
Gerusa Brandão – Uma coisa que não pode deixar de levar em consideração é o peso. É importante a pessoa manter o peso ideal para a sua altura, a obesidade hoje é um grande vilão. A pessoa deve impedir o sedentarismo, deve não fumar e a questão psicológica também, porque aqueles pacientes mais estressados, que dormem pouco têm uma chance maior no aparecimento das doenças crônicas.
AC – Quais são os medicamentos mais utilizados no controle da doença?
Gerusa Brandão – Existe uma gama de medicações. Temos uma classe nova que chamamos de medicamentos inteligentes, que tenta imitar o que seria o normal do organismo, então é uma medicação nova que vem no sentido de liberar uma substância importante no controle do organismo.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes